Pesquisar este blog

sábado, 25 de outubro de 2014

Pela primeira vez, alunos da rede municipal participarão de torneio de robótica

Pela primeira vez, alunos da rede municipal participarão de torneio de robótica

            Ansiedade, apreensão e muita motivação definem a equipe de robótica  Mario’s Minds, da Escola Municipal Professor Mário Godoy Castanho, do bairro Tocantins. A equipe composta por oito alunos do Ensino Fundamental, um técnico e um colaborador, garantiu a inédita conquista do segundo lugar na etapa local do Torneio Mineiro de Robótica LEGO, realizada este mês no Colégio Batista Mineiro. A classificação serviu para que o grupo carimbasse uma vaga na etapa regional que acontecerá no dia 15 de novembro, às 8h, na Uniube Uberlândia. Esta é a primeira vez que uma escola da rede municipal de ensino de Uberlândia garante classificação para o torneio.
O Kit de Robótica foi implantado na escola no ano passado e é disponibilizado via recurso do Programa Mais Educação. O kit LEGO tem foco em programação e montagem de projetos robóticos através dos kits de montagem. Atende a todos os níveis educacionais a partir do 4º ano do Fundamental I de escolas privadas e públicas. Cada grupo tem total autonomia de programação, construção de projetos e exercícios de programação.
            Todo ano é lançado um tema para o Torneio de Robótica, neste ano, a temática foi Agricultura Sustentável. Os alunos têm o objetivo de encontrar uma solução para a questão da produção do alimento de forma ecologicamente equilibrada, economicamente viável e socialmente justa. Dentro do tema central a equipe optou por realizar uma pesquisa que estivesse relacionada à compostagem, que surge como solução para questão do “lixo”, que é um problema presente nas grandes cidades em todo mundo. Dentro do tema, os alunos pretendem agregar ao processo algum tipo de tecnologia, algo que facilite a vida das pessoas, mas que não gere um custo ou consumo de energia que possa inviabilizar o produto.
            Além de promover toda a programação e execução das ações do robô no tapete, os alunos são avaliados pelo trabalho em grupo, a cooperação, planejamento, pesquisa, tomada de decisões e definição de ações.  O integrante da equipe Elton Calebe, de 13 anos, acredita que o diferencial que fez com que o grupo conquistasse o segundo lugar foi o trabalho em grupo. “É importante dividir as responsabilidades e as opiniões, além da união de todos nós”, ressaltou. Ainda de acordo com Elton, as oficinas na escola despertaram nele a vontade de seguir carreira. “Foi aqui que adquiri ainda mais o desejo de fazer faculdade de Engenharia Mecatrônica. A robótica ampliou meu raciocínio e criatividade”, concluiu.
            A coordenadora do programa Mais Educação na escola, Elaine Aparecida, afirma que agora as expectativas com a oficina são ainda maiores. Ela conta que desde quando a oficina foi implantada na escola, os alunos estavam preparados para participar dos torneios locais apenas como forma de aprimorar os robôs e ganhar experiência. “A conquista do segundo lugar teve sabor de primeira colocação para nós. Os alunos nunca imaginaram disputar e ganhar de equipes tão experientes com robótica, já que a tecnologia está presente na grade curricular dos alunos da rede particular desde muito cedo”, disse. Elaine conta ainda que o desafio agora só aumentou e que os alunos pretendem se esforçar mais ainda para conquistar a etapa regional, estadual e até disputar a nacional. “Pedagogicamente eu afirmo que esses alunos já fazem a diferença dentro da sala de aula, seja na disciplina, concentração e organização. Com certeza serão profissionais brilhantes”, concluiu.

Paula Maia
Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.