Pesquisar este blog

domingo, 26 de maio de 2013

Dnit conclui trabalhos de educação ambiental em escolas municipais

Dnit conclui trabalhos de educação ambiental em escolas municipais

Paralelo às obras de duplicação de um trecho da BR-050, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) promoveu durante um ano programas de educação ambiental com professores, alunos e operários. Em parceria com o Município, seis escolas do ensino fundamental e outras seis da educação infantil receberam o projeto. O critério para definição das unidades foi determinado pela localização. Foram escolhidas escolas que ficam nos bairros Marta Helena, Umuarama, Nossa Senhora das Graças e Minas Gerais, que se situam na área de influência direta do empreendimento.
Ao longo de 12 meses, a equipe do Dnit formada por um biólogo, um engenheiro ambiental e um engenheiro de produção ministrou palestras para quase dois mil alunos da rede municipal. O conteúdo abordava os temas fogoaráguaterra e bioma (cerrado). O projeto foi dividido em cinco módulos, sendo quatro teóricos e um prático, finalizado nessa semana. “Os dados ainda serão compilados, mas o feedback que recebemos foi muito positivo”, disse o biólogo do Dnit, André Rodrigues.
Os professores passaram por capacitação para que pudessem trabalhar os temas com a classe durante o ano letivo. O conteúdo das palestras foi todo distribuído aos 18 professores e, em pouco tempo, já surtiu resultado. Uma professora apresentou um projeto para implementação de horta escolar. Inclusive, servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente participaram dos trabalhos junto com a Diretoria de Sustentabilidade da Universidade Federal de Uberlândia e da Emater-MG. O efeito disso foi a elaboração de um projeto de blitz educativa sobre meio ambiente e educação no trânsito.
A execução dos programas do Dnit são condicionantes da Superintendência Regional de Educação Ambiental (Supram) para execução das obras de duplicação da rodovia. A exigência é uma forma de implementar medidas de controle da obra e compensar impactos ambientais gerados por ela.


Escolas da rede municipal beneficiadas
EMEI Cruzeiro do Sul
EMEI Nossa Senhora das Graças
EMEI Professor Saint-Clair Neto
EMEI Professor Thales de Assis Martins
EMEI Professora Maria Beatriz V. de Oliveira
EMEI Professor Horlandi Violatti
Escola Municipal Professora Benedita Pimentel de Ulhôa Rocha
Escola Municipal Sobradinho
Escola Municipal Amanda Carneiro Teixeira
Escola Municipal Professor Ladário Teixeira
Escola Municipal Professora Orlanda Neves Strack
Escola Municipal Otávio batista Coelho Filho

Fillipe Alves
Secretaria Municipal de Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.