Planta popular oferecida pela PMU atenderá normas universais de acessibilidade
A Secretaria Municipal de Planejamento atualizou o serviço do Programa Planta Popular, oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Uberlândia, ampliando para nove os modelos, que vão de 35 m² a 70 m². Além do tamanho do imóvel, os modelos variam de acordo com a disponibilidade dos ambientes, ou seja, os cômodos da casa.
A principal modificação no Programa é a universalização dos projetos. Todos os modelos já contemplam entradas e portas internas na medida de 80 cm de largura, obedecendo às normas de acessibilidade. “Tínhamos casas onde existiam dois tamanhos de portais, somente os de entrada e área de serviço eram maiores, e as internas tinham apenas 60 cm, tamanho que não permitia passagem de cadeiras de rodas ou andadores”, disse Maria Cristina Carneiro Batista, engenheira civil do Núcleo de Planta Popular.
“Nós ainda estamos nos preparando para ampliar o atendimento, existe a possibilidade de convênio com a Caixa Econômica Federal, o que vai nos permitir oferecer além da planta, a documentação e assinatura de técnico responsável pela execução e cronograma da obra para a pessoa sair daqui e ir direto à Caixa, com tudo pronto, caso queira financiar a obra”, disse Warley Eustáquio Rodrigues, coordenador do Núcleo de Planta Popular. De acordo com o coordenador, a Secretaria ainda se prepara para oferecer consultoria durante a construção, já que na maioria dos casos a obra é feita pela família ou em regime de mutirão.
O Núcleo de Planta Popular libera, em média, 100 alvarás por mês. As pessoas com direito ao serviço são moradores que ganham até 5 salários mínimos e que tenham apenas um terreno em seu nome. Para solicitar o serviço, basta ir à Secretaria de Planejamento, Núcleo de Planta Popular, com cópias dos documentos pessoais, comprovante de rendimento, matrícula do imóvel ou contrato de compra e venda e escolher o modelo de planta popular. O alvará de construção é liberado em 15 ou 20 dias.
Cristiane De Paula
Secretaria de Planejamento
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.