Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de junho de 2013

População é orientada sobre Coleta Seletiva


População é orientada sobre Coleta Seletiva


            Com o objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade de organizar o lixo produzido nas residências, as secretarias de Serviços Urbanos e Meio Ambiente desenvolvem o programa Coleta Seletiva, que é o processo de separação e destinação do lixo para reciclagem. Para maior difusão desta ideia, uma equipe da Secretaria de Serviços Urbanos está realizando um trabalho de porta a porta com moradores e comerciantes dos bairros que tem a maior incidência de produção de lixo. Mais de 30% dos bairros escolhidos para o programa de conscientização já foram visitados. Nesta semana, a equipe estará no bairro Lídice.
Durante as visitas, a população recebe panfletos informativos sobre a coleta, e é informada que o Ecocaminhão é responsável pelo recolhimento do lixo reciclável. O caminhão contém a logo do programa Coleta Seletiva e também emite um sinal sonoro característico avisando a população sobre a coleta dos resíduos. O horário de funcionamento é das 8h às 16h e o veículo circula em dias específicos em cada bairro.
Os resíduos que podem ser reciclados são papéis, plástico, vidro, metal e também óleo de cozinha. O óleo de cozinha deve ser dispensado em garrafas Pet e colocado junto ao restante dos detritos coletados. Todo lixo recolhido do programa Coleta Seletiva é encaminhado às sete entidades parceiras da Prefeitura na reciclagem dos resíduos.  Já o lixo doméstico, produzido em cozinhas e banheiros, é recolhido normalmente, pela empresa Limpebras.
“Educando a população sobre como manusear seu próprio lixo, toda a cidade ganha, pois, eliminando o acúmulo de resíduos nas vias públicas evitamos enchentes e doenças, garantindo que os resíduos coletados terão uma destinação adequada”, afirma a assistente técnica ambiental Ariane Nascimento Cruz, que faz parte da equipe que orienta a população.
O comerciante Cléber Costa da Silva recebeu a visita da equipe e foi informado sobre as ações do programa. Ele garante que vai repassar o informe aos familiares e vizinhos. “A sociedade tem que difundir essa ideia, porque é através da conscientização de todos que teremos um futuro melhor e sem tanto lixo”, disse.
O primeiro bairro a receber o “Coleta Seletiva” foi o Santa Mônica, que concentra aproximadamente 10 mil residências e cerca de 40 mil habitantes. Atualmente, a região produz 800 quilos de lixo por dia. Desse total, 18% podem
ser destinados à reciclagem.


Paula Maia
Serviços Urbanos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.