Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Procon orienta sobre cuidados na escolha de um pacote de viagem

clip_image003 
Procon orienta sobre cuidados na escolha de um pacote de viagem

            Com a proximidade de julho, muitos pais aproveitam as férias escolares para programar uma viagem em família. E nessa época do ano, aumenta a demanda para a aquisição de pacotes turísticos nas agências de viagens. Portanto, é necessário observar alguns cuidados para não fazer do passeio uma experiência desagradável.
            Para assegurar os direitos dos turistas a Superintendência e Defesa do Consumidor (Procon) faz algumas orientações. Entre elas, verificar as referencias da agencia, procurando indicações de conhecidos ou fazendo um levantamento dos dados cadastrais da empresa junto ao Procon; planejar e fazer pesquisa de preços de empresas que oferecem esse serviço; avaliar, cuidadosamente, empresas que oferecem muitas facilidades. Como em toda transação o que vale é o que está escrito, é importante exigir da agência um contrato registrando tudo o que foi oferecido e que está incluso no pacote turístico contratado. Guarde todo material impresso.
            Segundo a diretora do departamento Jurídico do Procon, Daiane Machado, uma boa dica é procurar empresas que já atuam no ramo há mais tempo. Quando a compra do pacote for feita pela internet, o consumidor deve verificar se o site da agencia é conhecido, se informa o local, CNPJ, telefones e demais contatos da empresa. Observe se existe um contrato. “O ideal é que antes que o consumidor feche o pacote, procure se informar junto ao Procon se existe reclamações contra a empresa”, afirma a diretora.
            Daiane Machado lembra ainda que em períodos de alta temporada, férias escolares e ocasiões especiais os preços de serviços relacionados ao turismo (transporte, hospedagem, alimentação, infra-estrutura) aumentam.
             O melhor cuidado é informar-se previamente sobre todas as informações relativas ao pacote, como data de início e término, preço total, forma de pagamento, localização do hotel, tipo de acomodação, programas incluídos, as situações em que podem ocorrer, a rescisão do contrato, se existe cobrança de taxas extras, presença de guias turísticos.
             O Procon alerta ainda sobre as datas. Em caso de desistência da viagem, a agência devolverá o valor pago, descontando multas e taxas de administração, que ficam maiores à medida que se aproxima a data da viagem.
            O Procon de Uberlândia fica na avenida João Pinheiro, 1.417, bairro Aparecida. O atendimento é de segunda a sexta das 9h às 17h. 

Daniela Queiroz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.