Projeto Sanitarista Mirim aborda doença de citros
Alunos de escolas municipais da zona rural iniciaram esta semana uma nova etapa do projeto Sanitarista Mirim, que é desenvolvido durante os dois semestres com aulas teóricas e práticas. Os alunos visitam as propriedades rurais e têm orientações sobre todos os estudos realizados em sala de aula. É a teoria aliada à prática nas ações do projeto. Nesta fase as crianças vão aprender a parte agronômica sobre greening, uma doença de difícil controle, provavelmente originária da China, e que hoje afeta seriamente a produção de citros na Ásia e na África.
As visitas técnicas começaram nesta segunda-feira (17). Os alunos atendidos foram da escola de Olhos D’água. Nesta terça-feira será a vez da turma da Escola Municipal Leandro José de Oliveira, situada na Barra do Tejuco. No dia 20, em Martinésia, e nos dias 21 e 24, serão atendidas as escolas Carlos Tucci, na Babilônia (Água Limpa), e Fazenda Sobradinho, respectivamente.
O agente causador do greening é uma bactéria com crescimento limitado aos vasos que distribuem a seiva elaborada. Antes da constatação no Brasil, existiam duas formas de bactérias causadoras da doença. O sintoma inicial geralmente aparece em um ramo ou galho, que se destaca pela cor amarela em contraste com a coloração verde das folhas dos ramos não afetados. As folhas apresentam coloração amarela pálida, com áreas de cor verde, formando manchas irregulares. Além disso, o fruto fica deformado e assimétrico. A parte branca da casca, em alguns casos, apresenta uma espessura maior que o normal. Também ocorre redução no tamanho dos frutos e intensa queda.
O projeto Sanitarista Mirim é idealizado pelo Governo Estadual, através do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), e existe há 10 anos. Em Uberlândia, é desenvolvido há três anos nas escolas municipais da zona rural. O projeto acontece em parceria com a Prefeitura de Uberlândia por intermédio das secretarias de Agropecuária e Abastecimento e de Educação e ainda conta com o apoio do Sindicato Rural e a Calu.
Finalidade do projeto
O projeto Sanitarista Mirim é capaz de formar agentes multiplicadores que vão auxiliar adultos na condução e atuação segura em todos os setores do campo. Através deles, muitos pais, sitiantes e até fazendeiros aprendem sobre segurança alimentar, preservação do meio ambiente, tratamento de animais, vegetais, vacinação, tudo que diz respeito ao dia a dia do homem do campo.
Para os professores e direção das escolas, o projeto também estimula e valoriza o trabalho no campo com amor e dedicação, resgata a dignidade de quem vive da terra e, sobretudo, leva a refletir sobre a questão do êxodo rural.
Cássia Bomfim
Secretaria de Agropecuária e Abastecimento
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.