Uberlândia inicia estudos para viabilizar Programa Educação em Tempo Integral
Em visita a Uberlândia, a consultora do Ministério da Educação (MEC) Rogéria Freire de Figueiredo deu início ao levantamento técnico para viabilizar recursos para implantação efetiva do Programa Educação em Tempo Integral na rede pública de Uberlândia e ainda fazer do município centro de referência no Estado.
Hoje (10), a consultora percorre as principais escolas que já oferecem atividades extracurriculares, no Programa Mais Educação. “Sabemos da falta de estrutura nas escolas, vou conhecer o que já se faz no município, não podemos esperar pelas reformas ou construções de novas unidades já prevendo a política de educação integral. As escolas que já iniciaram esse formato serão beneficiadas pelo financiamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), pelo Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE)”, disse a consultora.
Nesta terça-feira, às 9h, a consultora se reunirá com representantes de Secretarias de Educação de cidades da região e assessores da Secretaria de Uberlândia, no Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais (CEMEPE).
No encontro, ainda será apresentada a intenção do MEC de fazer da região um polo da modalidade de ensino no Estado. A principal condição, de acordo com a consultora, é a proximidade com os demais municípios e a parceria, já existente, com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) para capacitação e formação continuada dos pedagogos.
“Nós queremos a Educação em Tempo Integral implementada como política pública para garantir o direito à educação com ampliação dos espaços e do tempo na escola. O papel do Ministério é de indutor desse processo, cabe ao município construir este cenário e estamos aqui para fomentar a política de educação”, disse a consultora.
De acordo com Rogéria Freire, ainda nesta visita, deve ser iniciado o processo de criação de um comitê regional para a elaboração de um formato independentemente do conceito de política dos governos municipais para que seja possível a continuidade do programa. O Governo Federal já dispõe de política articulada no Ministério como os programas Mais Educação e Mais Cultura que fomentam a política para continuidade do Programa Educação Integral.
A visita a Uberlândia faz parte da agenda do Ministério da Educação em Minas Gerais. A coordenadora do MEC já percorreu as regiões do Vale do Rio Doce, Norte e Nordeste do Estado.
Cristiane De Paula
Educação - Visita Consultora do Mec
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.