Câmara Municipal de Uberlândia
Escola do Legislativo
Encontro discute o vereador e o uso das mídias sociais
Afinal, o que são mídias sociais? E como elas podem ser úteis para o setor público? Com essas perguntas, o professor Fernando Vidal, abriu a segunda aula do dia. O próximo passo foi definir didaticamente a diferença entre redes sociais e mídias sociais, as quais segundo pesquisa recente de eMarketer, apontam que 79% dos internautas brasileiros (algo em torno de 78 milhões de pessoas) fazem parte desse universo.
Como saber qual utilizar? E qual a melhor forma de se trabalhar nessas mídias? Vidal explica que em primeiro lugar é necessário entender a dinâmica da comunicação. “O que antes era discurso, agora é conversa, o que antes era audiência, agora é participação, o que antes era autoria, agora é colaboração, o que antes era original, agora é maleável e o que antes era público, agora é comunidade”, acrescenta.
Ele diz que parte do setor privado já entendeu a dinâmica, mas que o setor público, embora atrasado, apresenta boas iniciativas, entre elas ressalta a da Prefeitura Municipal de Curitiba e a da Câmara Municipal de São Paulo. Para Vidal, o terceiro setor é um excelente exemplo de boas e interessantes iniciativas. Entre elas, enumera o “Vote na Web” e “Cidade Democrática”. “Existem boas iniciativas e bons projetos, mas o potencial e possibilidades de solução das mídias sociais ainda é pouco entendido e praticado”, reitera.
Entre os principais pontos abordados, o primeiro diz que o país vive ainda uma infância digital, enquanto o segundo aborda a necessidade de projetos melhores, menos achismo, mais estratégia e trabalho. Por fim, Vidal enumera os nove passos para os agentes políticos e as entidades públicas realizarem um bom trabalho em mídias sociais. “Primeiro, entenda a dinâmica do meio, depois monitore tudo antes de agir, trace um planejamento estratégico, contrate uma equipe qualificada, envolva-se com o projeto”, relata.
E acrescenta transparência, acessibilidade, qualidade do serviço e firmeza de opinião como fundamentais. O resto, de acordo com ele, é mensurar, mensurar, mensurar, economizar dinheiro público e inspirar-se. Inspirar-se muito, duas, três ou mais vezes. Inspirar-se o quanto for preciso!
Frederico Queiroz
Departamento de Comunicação Social
Câmara Municipal de Uberlândia
Tel.: 3239-1130 / 3239-1131 / 3239-1174
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