Pesquisar este blog

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Definidas as ações para período chuvoso


Definidas as ações para período chuvoso

Os órgãos que compõem a Comissão de Gestão do Plano de Emergência Pluviométrica (PEP) apresentaram em coletiva de imprensa, nesta terça-feira (1º), o plano de ações para enfrentamento das chuvas. A atuação planejada visa minimizar os danos materiais e à vida das pessoas em Uberlândia no período chuvoso.
Além das ações preventivas já implantadas pela Prefeitura e demais órgãos envolvidos, haverá a interdição de 10 pontos que apresentam risco de alagamento, definidos pela Secretaria de Trânsito e Transportes (Settran). As secretarias de Educação e Desenvolvimento Social e Trabalho também definiram as escolas e centros que serão utlizados como abrigo para as famílias que tiverem suas residências interditadas ou em situação de risco (veja relação abaixo).
O prefeito Gilmar Machado destacou o trabalho institucional de vários órgão e da sociedade para a prevenção de acidentes na ocorrência de fortes chuvas. “Todos nós estamos preparados para trabalhar na prevenção de ocorrências, no atendimento e nos reparos, caso ocorra algum dano. A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos está limpando os bueiros e terrenos. Mas precisamos do apoio da população não deixando lixo na porta de suas casas, limpando telhados, calhas e ralos”, declarou o prefeito.
Todas as secretarias municipais já estão realizando trabalhos preventivos para evitar maiores danos em caso de fortes chuvas. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente faz o levantamento das árvores que precisam ser podadas, especialmente nos pontos críticos; a Futel mantem o nível da represa do Parque do Sabiá baixo para não haver inundações em decorrência das precipitações; a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos tem realizado a limpeza dos bueiros e bocas-de-lobo; a Secretaria Municipal de Obras ampliou a rede de drenagem nos bairros Santa Mônica e Morumbi para diminuir a intensidade das enxurradas e os bolsões de água; o Dmae inaugurou a Estação Elevatória de Esgoto na região do Morumbi para também atender aos bairros Joana D’arc e São Francisco, a fim de impedir o refluxo de esgotos residenciais; a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho dará assistência às famílias que moram às margens do córrego Lagoinha; e a Secretaria Municipal de Comunicação Social vai trabalhar campanhas de orientação sobre o descarte do lixo e as consequências de jogar resíduos em vias públicas.
A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) também está preparada e equipada para dar o suporte em situações emergenciais. “O galpão da Comdec, no Distrito Industrial, está equipado com cobertores, colchões, brinquedos, telhas, roupas e sapatos para aqueles que eventualmente necessitem de algo. É importante que a população tenha em mente o telefone da Defesa Civil, 199, para solicitar ajuda”, disse.

Clima

A Prefeitura, assim como toda a comissão do PEP, se baseia nos dados fornecidos pelo Laboratório de Climatologia e Recursos Hídricos da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) para tomar os cuidados necessários. “A UFU tem feito pesquisas frequentes e divulgado os resultados para alertar a população. A previsão é que a partir da segunda quinzena de outubro as precipitações aumentem gradativamente. O período chuvoso deve terminar em abril de 2014”, salientou o climatologista Paulo Cezar Mendes.

Dengue

Ainda foi anunciado uma campanha da Secretaria Municipal de Saúde, a partir do dia 11 de outubro, no bairro Canaã, de combate a dengue, uma vez que no período de chuvas o probabilidade de infestação do mosquito aumenta. “Faremos uma campanha mais intensa, mas precisamos do apoio da população, pois o maior número de focos de dengue encontrados está dentro das residencias”, alertou o prefeito.
Este ano, além do apoio à cidade de Uberlândia, uma base da Defesa Civil será implantada na cidade para atender a região. Anteriormente, os municípios precisavam buscar apoio em Belo Horizonte.

Confira os locias para receber moradores de áreas de risco:

-                           Ceais - Centro de Convivência do Idoso dos bairros Laranjeiras, Lagoinha e Luizote;
-                           Cozinha Comunitária do bairro Morumbi;
-                           Escolas Municipais Afrânio Rodrigues, Hilda Leão Carneiro, Professor Otávio Batista Coelho Filho, Gladsen Guerra de Rezende e Presidente Itamar Franco

Pontos a serem interditados em caso de alerta:

- Avenida Cesário Alvim com a rua Paraná
- Rua Prata com avenida João Naves de Ávila
- Rua Joaquim Cordeiro com João Naves de Ávila
- Rua Olegário Maciel com rua Carajás
- Avenida João Naves de Ávila com avenida Belarmino Cotta Pacheco
- Rua México co BR-365
- Avenida Nicomedes Alves dos Santos com rua Antônio Marques Póvoa Júnior
- Avenida Getúlio Vargas (monitoramento)
- Avenida Anselmo Alves dos Santos com avenida Benjamim Magalhães
- Avenida Anselmo Alves dos Santos com rua Suiça


Joana Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.