Ministra da Igualdade Racial recebe título da Câmara
A ministra da Igualdade Racial, Luiza Bairros, recebeu o título de cidadã honorária de Uberlândia na tarde da última quarta-feira (24) num evento para assinatura de convênio com a Superintendência de Igualdade Racial do município. O evento, que aconteceu no Centro Administrativo, contou com a presença de vereadores da Câmara Municipal.
A homenagem foi entregue à ministra pelo vereador, autor do Decreto Legislativo, Neivaldo Lima (PT).
Luiza Bairros veio à Uberlândia para participar da cerimônia simbólica de entrega de verba na ordem de R$ 217 mil que será destinado ao aparelhamento de toda estrutura da nova superintendência (mobiliário e equipamentos) e capacitação de agentes culturais da cidade e região.
“Essa é a primeira parceria que uma prefeitura de Minas estabelece com a Seppir (Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial), pra nós isso é extremamente importante porque estamos num esforço de implantar o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial e dentro desse sistema de política pública, a presença dos municípios é fundamental, porque é através dos municípios que as iniciativas de promoção da igualdade racial chegam até as pessoas, provocam impacto principalmente na vida de mulheres e homens negros”, disse a ministra.
O presidente da Câmara, vereador Marcio Nobre, classificou o convênio como uma ação democrática. “Não há entendimento democrático se não houver igualdade entre os povos”, salientou.
Intercâmbio comercial
Durante o discurso, o superintendente da Igualdade Racial, Ramon Rodrigues anunciou a proposta de intercâmbio comercial entre África e Brasil via superintendência para compra e venda de produtos africanos. “Entraremos em entendimento com CDL, Fiemg e traçaremos um grande plano de estruturação visando um tratamento de colaboração entre o país da África e o Brasil”, afirmou.
Verba para tratamento da falciforme
A secretária de Governo, Rosângela Paniago, também fez anuncio de convênio ordem de R$ 2 milhões para ao atendimento de pessoas em Uberlândia e região com a doença falciforme. Em período crônico, os doentes tem que se descolar até a Bahia para fazer a cirurgia. “Gostaríamos de contar e muito com a Câmara Municipal até porque, para que esses dois milhões sejam disponibilizados, a gente tem que estar oferecendo uma contrapartida”, completou o superintendente. Ramon explicou que o recurso estará disponível para o município no ano que vem.
Departamento de Comunicação
Câmara Municipal de Uberlândia
Contato: (34) 3239 1131/1130
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.