REPORTAGEM ESPECIAL
Uberlândia Sorridente
Saúde Bucal recebe investimentos e amplia o atendimento
A implementação da Política Nacional de Saúde Bucal, por meio do Programa Brasil Sorridente, é um marco na história do país e um avanço dentro da organização do Sistema Único de Saúde (SUS). Seguindo a política pública do Governo Federal, que possibilitou a milhões de brasileiros a oportunidade de, pela primeira vez, se consultarem com um dentista e terem acesso a tratamentos ortodônticos, a Prefeitura de Uberlândia investe no cuidado com o sorriso de sua gente e vê na melhoria do atendimento à saúde bucal um dos seus grandes desafios para dar mais qualidade de vida à população.
Assim como nas demais assistências do SUS, o modelo do projeto da Administração municipal, chamado de Uberlândia Sorridente, se baseia na universalidade, integralidade e equidade. E, para que a assistência chegue a todos os cantos da cidade, é preciso iniciativa e investimento. Assim, nesses primeiros dez meses de gestão, 30 dos 77 consultórios odontológicos da rede municipal, já receberam equipamentos novos.
Além disso, foram instalados cinco novos consultórios no São Jorge, Santa Luzia, Lagoinha e Shopping Park, ampliando, dessa forma, o acesso à saúde bucal da população desses bairros. Com isso, agora são 82 consultórios distribuídos entre as Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Postos de Saúde da Família (PSFs) e ambulatórios especializados.
“Os investimentos permitiram mudanças e a população já sente os reflexos positivos. A ampliação do atendimento especializado e as melhorias no pronto atendimento de urgência são benefícios que apresentam resultados imediatos. Trabalhamos e temos a certeza de que a cidade terá uma prestação de serviços em odontologia que será referência nacional”, disse Cássio Alves, coordenador do programa de Saúde Bucal.
Até agosto deste ano, foram realizados cerca de 150 mil procedimentos odontológicos na rede municipal de saúde. “Mais que ampliar os números de atendimentos, queremos garantir a qualidade nos processos administrados”, disse Cássio Alves.
As principais linhas de ações do Uberlândia Sorridente são a reorganização da Atenção Básica em saúde bucal (principalmente por meio da estratégia Saúde da Família) e a ampliação e a qualificação da Atenção Especializada (através, principalmente, da implantação de Centros de Especialidades Odontológicas e Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias).
As visitas periódicas ao dentista na rede pública são agendadas nas unidades de saúde, que também ofertam atendimentos emergenciais. “Acordei com bastante dor no dente do siso, vim até o posto do bairro Lagoinha e fui encaminhada para o atendimento de urgência da unidade”, relata a publicitária Fabiana Martins. Já a dona de casa Antônia Morais comparece regularmente às consultas agendadas pela unidade. “Muitas pessoas não têm o hábito de ir ao dentista. Nessa minha visita só foi necessário realizar limpeza, porque não estou com nenhuma cárie”, disse Antônia Morais, que após a consulta recebeu orientações para manter a saúde bucal.
Uberlândia terá CEO capaz de atender 230 mil pessoas por ano
Foi aprovada, neste ano, a construção de um Centro Especializado Odontológico (CEO) tipo III, em Uberlândia, que será erguido no bairro Martins e terá 12 consultórios. A capacidade de atendimento de alta complexidade de uma unidade nesse padrão é para uma população de 230 mil pessoas, ao ano.
Hoje, a rede municipal de saúde conta com dois CEOs tipo I, cada um, com capacidade de assistir 90 mil pessoas. Eles estão localizados nas UAIs dos bairros Pampulha e Roosevelt e atendem casos de endodontia, periodontia, diagnóstico bucal e extração dos dentes do siso. Os centros compõem uma das frentes de atuação do Brasil Sorridente, e o tratamento oferecido é uma continuidade do trabalho realizado pela rede de atenção básica.
A educação aliada ao sorriso da garotada
A Secretaria Municipal de Saúde executa dois projetos de saúde bucal nas escolas: um de prevenção, para crianças nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) e em Organizações Não Governamentais (ONGs) conveniadas, e outro de intervenção, para alunos da rede municipal do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental.
Além da avaliação de risco em saúde bucal, o projeto contempla ações de escovação bucal supervisionada. Este ano, já foram visitadas 74 EMEIs e 39 escolas de Ensino Fundamental. As ações são desenvolvidas em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação e contam a participação dos professores e educadores infantis, que acompanham a escovação diária dos alunos. Em 2013, já foram distribuídos 9,5 mil kits de higiene bucal contendo pasta dental, escova apropriada para a idade das crianças e também sabonete, graças a uma parceria com a iniciativa privada.
No inicio do ano, eram dez equipes escolares atuando na rede escolar, com 20 dentistas realizando em média 400 atendimentos completos mensais, como limpeza, restaurações, extrações (quando necessárias), escovação supervisionada e orientação para manter a saúde bucal. Neste mês, a rede municipal de saúde terá mais duas equipes atuando nas escolas, totalizando 12 grupos.
Raio X da saúde bucal
Investimentos em saúde bucal
5 novos consultórios
30, dos 77 consultórios da rede, receberam novos equipamentos
Profissionais em atividade
161 cirurgiões-dentistas
139 agentes de saúde bucal
Saúde bucal nas escolas em 2013
35.386 crianças atendidas na rede municipal de ensino
EMEIs
74 escolas visitadas
12.343 crianças com até 5 anos passaram pela avaliação de risco
40,7% delas precisavam e passaram por atendimento odontológico
59,3% não tinham cárie, mas foram submetidas à manutenção da saúde bucal
Ensino Fundamental
39 escolas visitadas
22.667 alunos da zona urbana e 1.830 da zona rural foram atendidos
74.500 escovas infantis e 11.300 escovas para adultos distribuídas
Jorge Alexandre
Fernando Lopes
Saúde
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.