Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Catálogo da FIFA confirma Uberlândia entre os sete centros de treinamento em Minas

Catálogo da FIFA confirma Uberlândia entre os sete centros de treinamento em Minas
A versão final do Catálogo de Centros de Treinamento de Seleções (CTSs), apresentado na semana passada pelo Comitê Organizador Local (COL) da Copa de 2014, traz Uberlândia entre as sete opções selecionadas em Minas Gerais. A cidade é a única representante do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba no catálogo oficial. O Estado destaca-se ainda pelo clima ameno e localização privilegiada para atrair a atenção de vários países.
O catálogo contém informações técnicas e detalhes dos 83 Centros de Treinamentos de Seleções selecionados para uso das 32 seleções que disputarão a Copa do Mundo da FIFA no ano que vem. A edição definitiva traz 16 novos pareamentos - conjunto formado por um local para treinamentos e um hotel oficial - em comparação com a versão anterior. No caso de Uberlândia, estão selecionados o complexo esportivo Virgílio Galassi, que abrange o Estádio Municipal João Havelange (Parque do Sabiá) e o hotel San Diego.
Após o Sorteio Final da Copa do Mundo da FIFA, dia 6 de dezembro, na Costa do Sauípe, na Bahia, as equipes terão até o dia 31 de janeiro de 2014 para optar em definitivo por um dos locais oferecidos. De acordo com o regulamento do evento, as seleções classificadas precisam chegar ao Brasil até cinco dias antes de seu primeiro jogo.
Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Paulo Romes Junqueira, os primeiros dias de dezembro representam uma boa oportunidade para atrair as delegações. “Vamos intensificar o trabalho de divulgação da cidade e convencimento das seleções, pois já teremos a definição dos locais onde cada seleção irá jogar na primeira fase”, disse.
Outros territórios
Com os Centros de Treinamento de Seleções, a Copa do Mundo da FIFA ganha uma abrangência que vai além das cidades e estádios onde os jogos serão realizados. “Os CTSs são uma oportunidade de distribuição dos benefícios da Copa do Mundo para todo o país. E mesmo que uma cidade não seja escolhida por uma seleção, o simples fato de fazer parte do catálogo de Centros de Treinamento de Seleções a coloca em uma lista muito importante, que serve de referência para outros eventos. Esta lista ajuda a nacionalizar e a distribuir os bons efeitos da realização da Copa do Mundo da FIFA pelo país”, afirmou o ministro do Esporte, Aldo Rebelo.
O Estado de Minas Gerais já recebeu a visita de 19 seleções, e foi escolhido recentemente como sede da Argentina. Porém, cabem às seleções a escolha dos locais de hospedagem e treinamento.
Na nova versão do Catálogo de CTSs, Belo Horizonte oferece três locais: os centros de treinamentos do Cruzeiro Esporte Clube, Toca da Raposa I e Toca da Raposa II, e a Cidade do Galo, primeiro centro a ser escolhido por uma seleção. Ipatinga, Uberlândia, Juiz de Fora/Matias Barbosa e Sete Lagoas completam a lista dos Centros de Treinamento em Minas Gerais. “Os CTS precisam atender a algumas exigências. A seleção precisa dispor de um hotel, um campo de treinamento de excelente qualidade e o aeroporto deve estar situado a no máximo uma hora do local. Se não houver hospedagem no mesmo lugar, o campo de treinamento tem que estar situado a, no máximo, 20 minutos do hotel”, detalhou a gerente do projeto receptividade na Copa em Minas Gerais, Ludimila Kai.
Inspeção
De acordo com a FIFA, a avaliação para selecionar as melhores instalações começou em dezembro de 2011 e foi finalizada em maio deste ano. Uma equipe técnica formada por 18 profissionais do COL percorreu 250.000 km inspecionando as instalações. No total, 403 candidatos, de 25 estados, além do Distrito Federal, participaram das quatro janelas de inscrição.
Em Minas Gerais, profissionais da Austrália, Irã, Grécia, Rússia, Suíça, Coréia do Sul, Noruega, Itália, Portugal, México, Japão, Inglaterra, Alemanha, Estados Unidos, Argentina, Colômbia, Costa Rica, Chile e Espanha já passaram pelo Estado. “A hospitalidade mineira é muito boa. Temos todos os equipamentos necessários para receber as seleções. Para quem busca tranquilidade, o interior é uma excelente opção”, explicou Ludimila.
Desenvolvimento Econômico e Turismo
Com Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.