Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Ambiente familiar tem grande impacto na felicidade dos moradores do bairro Luizote


Ambiente familiar tem grande impacto na felicidade dos moradores
do bairro Luizote
           
Mais de 97% das pessoas do bairro Luizote de Feitas acreditam que estar perto da família e a relação com os entes queridos são importantes para se chegar à felicidade. Esse foi um dos dados apontados na pesquisa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) que mede o índice de Felicidade Interna Bruta (FIB) no bairro Luizote de Freitas. Uberlândia é a primeira cidade de Minas Gerais a realizar a pesquisa idealizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para compor a análise de desenvolvimento de uma localidade, como indicador de bem-estar da população.
Segundo senso do IBGE, o bairro Luizote de Freitas tem uma população de mais de 20 mil moradores. Para a pesquisa, foram entrevistadas 400 pessoas, sendo 50,71% de mulheres e 49,29% de homens, em uma faixa etária a partir de 16 anos.
A abordagem foi realizada tanto em fluxo quanto em residências, seguindo o critério de mostra estratificada (sub-divisão em grupos) aleatória. O formulário apresentou cerca de 50 questões, que incluem o relacionamento com a família e os amigos, a importância da atividade física, confiança e perdão, o respeito a terceiros, o acesso à saúde e educação, dentre outros.
Alguns fatores chamaram a atenção da SMMA, como o fato de que 46,9% da população não sabem nada e 44,52% sabem pouco da história do bairro. “Conhecer a história do bairro é uma forma de reforçar os laços e participar da comunidade. Muitos dos itens abordados estão relacioanados a boa convivência e influenciam na felicidade das pessoas”, destacou o secretário Hélio Mendes.
Os resultados serão apresentados às secretarias. O objetivo é que a pesquisa sirva como um indicadorpara estabelecer políticas públicas em benefício ao bem-estar da população. A pesquisa também foi realizada com 80 moradores do Distrito de Cruzeiro dos Peixotos, que possui uma população aproximada de 500 pessoas. Outros bairros também receberão a pesquisa, podendo assim estabelecer características peculiares de cada comunidade e desenvolver ações específicas.
O FIB é um levantamento de questões em amostragem que avalia o grau de satisfação das pessoas de determinada área em relação aos serviços apresentados nos bairros. Entre os critérios avaliados estão saúde, qualidade de vida, boa-governança, educação, bem-estar psicológico, vitalidade comunitária, proteção ambiental, acesso à cultura e uso equilibrado do tempo. O maior exemplo mundial de utilização do FIB é o Butão. Desde 1971, o país rejeitou o PIB (produto interno bruto) como sendo a única forma de mensurar o progresso. Em seu lugar, tem defendido uma nova abordagem para o desenvolvimento, que mede a prosperidade por meio de princípios formais da felicidade interna bruta (FIB) e da saúde espiritual, física, social e ambiental dos seus cidadãos e do ambiente natural.

Destaques do bairro Luizote de Freitas
- 98,57 % dos entrevistas acreditam ser importante pensar de forma positiva;
- 51,43% nunca perderam o sono;
- 57,86% nunca sentiram raiva;
- 76,19% dizem sentir alegria fequentemente;
- 67,86% acreditam que ter mais dinheiro os fariam mais felizes.


Joana Araújo
Meio Ambiente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.