Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

NBB - Finalistas da última temporada, Uberlândia e Flamengo se reencontram

João Pires/LNB
Clique na imagem para fazer o Donwload...
Uberlândia e Flamengo se enfrentaram pela 1ª vez após a decisão do último NBB

Alta | Web
Alexandre Vidal/Fla Imagem
Clique na imagem para fazer o Donwload... 
Flamengo, do argentino Laprovittola, venceu as últimas cinco e é o líder do NBB

Alta | Web
JB Anthero/Divulgação
Clique na imagem para fazer o Donwload...
Na última rodada, Uberlândia, do norte-americano McCants, bateu Limeira

Alta | Web
Brito Júnior/Divulgação
Clique na imagem para fazer o Donwload... 
Giovannoni está bem próximo de atingir histórica marca de três mil pontos no NBB

Alta | Web
João Pires/LNB
Clique na imagem para fazer o Donwload...
Agora no Minas, Elinho atuará contra o Paulistano, sua ex-equipe, pela 1ª vez

Alta | Web
NBB - Finalistas da última temporada, Uberlândia e Flamengo se reencontram
Em bom momento da atual edição do campeonato nacional, equipes reeditam final do NBB 2012/2013 nesta quinta-feira, pela 17ª rodada
O reencontro entre Unitri/Magazine Luiza e Flamengo não poderia ser em melhor hora. Finalistas da última temporada do NBB, as equipes atravessam um bom momento na atual edição da competição nacional e voltarão a se encontrar, nesta quinta-feira, no Ginásio Sabiazinho, em Uberlândia, às 20 horas (de Brasília), em partida válida pela 17ª rodada.

Campeão do NBB 2012/2013 após vencer o time mineiro na grande decisão, o clube carioca está rindo à toa na atual temporada. Depois de triunfar em seus últimos cinco compromissos no maior campeonato de basquete do país, o time comandado pelo técnico José Neto ultrapassou o Winner/Kabum/Limeira e agora ocupa a liderança isolada da tabela de classificação, com um total de 11 triunfos em 14 partidas disputadas (78,6% de aproveitamento).

"Precisamos mostrar desde o começo o nosso objetivo, ir para cima e buscar um bom resultado, que é importante para manter o Flamengo na liderança. Eles estão buscando as primeiras posições, vindo de duas vitórias fora de casa, então não podemos vacilar. Temos que ter atenção com todo o time de Uberlândia, que tem um conjunto muito bom", disse o jovem pivô flamenguista Cristiano Felício.

Em compensação, o esquadrão uberlandense também não tem do que reclamar de sua atual fase. Depois de um momento conturbado, que culminou na saída do técnico Hélio Rubens, a equipe foi até o interior do Estado de São Paulo para dois duros jogos diante do atual campeão paulista Paschoalotto/Bauru e do Limeira, ex-líder do NBB.

Sob o comando interino de Brasília, a equipe do Triângulo Mineiro venceu as duas partidas, se manteve na quinta colocação, agora com uma campanha de oito resultados positivos e cinco derrotas (61,5% de aproveitamento), e chega embalada para o duelo diante dos flamenguistas.

"Semana passada tivemos uma derrota ruim em casa e que culminou em algumas mudanças na equipe. Depois, tínhamos uma sequência dura fora de casa, mas conseguimos fazer bons jogos e vencemos as duas. Isso nos dá mais confiança para fazer um bom jogo diante do Flamengo. Sabemos que atuaremos contra uma equipe qualificada, mas temos totais condições de vencer, ainda mais atuando ao lado da nossa torcida. Está na hora de embalarmos de vez no campeonato e uma vitória nesta quinta será fundamental para isso", disse o experiente armador uberlandense Valtinho.

A expectativa é por mais uma partida equilibrada. Além da final da última temporada, as equipes se enfrentaram em outras 11 oportunidades em partidas válidas pela competição nacional. E o retrospecto é bastante parelho. Os rubro-negros levam ligeira vantagem, já que venceram sete vezes contra cinco triunfos dos mineiros.

"Uberlândia é uma equipe forte. Jogando em casa fica mais forte e ainda mais difícil de ser batida. É um time com jogadores de qualidade, alguns mais experientes, como Helinho, Valtinho, Robert Day. São equipes que se conhecem e se respeitam. A partida colocará frente a frente duas das maiores forças do basquete brasileiro e tenho certeza de que será mais um jogo equilibrado", afirmou o ala rubro-negro Marcelinho Machado, cestinha da equipe no NBB 2013/2014, com média de 19,4 pontos por jogo.

Além de ter como principal atrativo ser o reencontro entre os dois finalistas da quinta edição do NBB, o duelo desta quinta-feira marcará a estreia do técnico João Batista no comando de Uberlândia. Contratado após a saída de Hélio Rubens, o treinador, de 52 anos, chega ao time mineiro depois de curta passagem à frente do Espírito Santo Basquete e fará sua primeira aparição como comandante uberlandense justamente diante da equipe em que trabalhou por sete anos como assistente técnico.

"Ele (João Batista) conversou conosco e nos deixou muito à vontade para jogar. Isso ajuda a entrosar e nos deixa mais tranquilos para jogar. O Brasília fez um bom trabalho nessas duas últimas partidas e acho que o João vai dar sequência nisso. Pouco a pouco ele vai mudando as coisas para o jeito dele, mas estamos tranquilos e vamos com tudo para a partida contra o Flamengo", explicou Valtinho, líder do ranking de assistências do NBB 2013/2014, com média de 7,4 passes decisivos por jogo.

Do outro lado, o Flamengo também terá uma novidade para o duelo. Recém-contratado pelo clube da Gávea, o norte-americano Tony Washam está liberado para atuar, viajará com o grupo para o interior do Estado de Minas Gerais e está à disposição do técnico José Neto para a partida. O ala, que vestirá a camisa 14 no time rubro-negro, realizou alguns treinos ao lado de seus novos companheiros e tem grandes chances de entrar em quadra pela primeira vez pelo Flamengo.

"As expectativas para jogar no Flamengo são muito altas. O time vem de uma vitória nacional (título do NBB 2012/2013) e eu espero corresponder à altura", disse Washam, de 31 anos, que acumula dois títulos da Liga Sul-Americana em sua carreira, nos anos de 2011 e 2012, pelos clubes argentinos Obras Sanitarias e Regatas Corrientes, respectivamente.

Confira todos os jogos do NBB 2013/2014 nesta quinta-feira:

19h30 - Universo/Goiânia x Winner/Kabum/Limeira
20h - Vivo/Franca x Macaé Basquete
20h - Uniceub/BRB/Brasília x Paschoalotto/Bauru
20h - Palmeiras/Meltex x São José/Unimed
20h - Liga Sorocabana x Espírito Santo Basquete
20h - Paulistano/Unimed x Minas Tênis Clube
20h - Unitri/Magazine Luiza x Flamengo

Confira todas as informações e curiosidades das partidas:

Universo/Goiânia x Winner/Kabum/Limeira - Ginásio Rio Vermelho, em Goiânia (GO) - Quinta-feira - dia 16/01, às 19h30

ReencontroDestaque do Goiânia, o ala Diego defendeu as cores do Limeira nas três últimas temporadas do NBB e enfrentará sua ex-equipe pela primeira vez desde que saiu de lá. Quem também esteve no time limeirense na temporada passada é o ala/pivô Fernando Mineiro, que também fará seu reencontro com o clube do interior paulista.

2.000E justamente contra sua ex-equipe, Diego pode chegar aos 2.000 pontos na história do NBB. Para isso acontecer, o atleta precisa de apenas cinco pontos.

CaindoHá três rodadas, o Limeira era o líder do NBB6, agora, após duas derrotas consecutivas em casa, caiu duas posições e ocupa a terceira colocação, atrás do líder Flamengo e do vice Pinheiros.

Também malO Goiânia também não tem feito suas melhores exibições no NBB. A equipe comandada por Márcio Andrade vem de quatro derrotas consecutivas e ainda não sabe o que é vencer em 2014.

EsperançaA principal esperança e maior triunfo do Limeira na atual temporada é a defesa, que é a menos vazada do NBB6, com média de apenas 69,93 pontos sofridos por jogo.

OpostosEnquanto os limeirenses têm a melhor defesa, o Goiânia está longe dos bons números na marcação e é o quarto time que mais sofre pontos no NBB 2013/2014, com média de 81,86 por jogo.

Esperança #2Mas é no ataque que o Goiânia vê sua esperança de melhora na atual temporada do NBB. O ala uruguaio Emílio Taboada é o terceiro cestinha do campeonato, com média de 19,92 pontos por duelo.

DueloDois grandes armadores do basquete brasileiro estarão frente a frente no primeiro jogo da 17ª rodada: o experiente Fernando Penna e o dominicano Ronald Ramon protagonizarão um belo confronto, que vale a pena ficar de olho!



Vivo/Franca x Macaé Basquete - Ginásio "Pedrocão", em Franca (SP) - Quinta-feira - dia 16/01, às 20h00

Velho conhecidoEle tem história na Capital do Basquete. O experiente ala Márcio Dornelles, do Macaé, honrou a camisa do Franca por quatro temporadas do NBB e atuará no Ginásio Pedrocão contra os francanos pela segunda vez na competição.

A primeira foi na temporada passada, quando defendia o Pinheiros, derrotado pelo clube do interior paulista, por 72 a 67. Na ocasião, Márcio esteve em quadra por 32 minutos e anotou cinco pontos e quatro rebotes.

Também já esteve láO ala/pivô Romário, do Macaé, atuou pelo Franca na temporada passada do NBB e enfrentará seu ex-time pela primeira vez no maior campeonato de basquete do país.

QuebradosFranca vinha de três vitórias consecutivas, mas foi superado pelo rival Bauru no clássico do interior paulista, fora de casa, por 87 a 72.

Quebraram bemJá o Macaé vinha de uma incômoda sequência de seis derrotas consecutivas, mas venceu seus dois últimos compromissos e deixou as últimas colocações do NBB6.

Garrafão valorizadoOs dois pivôs do Franca, Paulão Prestes e Lucas Mariano entraram para o 1º time da Seleção da Rodada do Território LNB, que elege os destaques das semanas do NBB6. Que moral, hein?

Dá-lhe Duda!Principal reforço do Macaé para sua temporada de estreia do NBB, o ala Duda Machado desencantou na competição e vem colecionando boas atuações. Nas últimas cinco partidas, o atleta registrou 21, 19, 29, 23 e 22 pontos, somando uma média de 22,8 nestes últimos confrontos.

2.000Não bastasse a grande fase que vive, Duda ainda pode completar uma expressiva marca. Se fizer sete pontos, o camisa 10 do Macaé pode chegar aos 2.000 pontos na história do NBB.

Duelo da partidaFoco nas laterais do Pedrocão. De um lado, Jhonatan Luz, do outro Duda Machado. Esse duelo vai pegar fogo!



Uniceub/BRB/Brasília x Paschoalotto/Bauru - Ginásio da ASCEB, em Brasília (DF) - Quinta-feira - dia 16/01, às 20h00

Uma cestaSão só dois pontos que separam o ala/pivô Guilherme Giovannoni do seleto grupo de jogadores que ultrapassaram a marca dos 3.000 pontos na história do NBB, que conta com Marcelinho (3787), Shamell (3525), Alex Garcia (3226), Olivinha (3179), Murilo Becker (3137), e Marquinhos (3012).

Aqui não!Em 16 confrontos entre as duas equipes no NBB, o Brasília venceu 13 e o Bauru apenas três, todos no Ginásio Panela de Pressão, ou seja, os bauruenses nunca saíram da capital federal com uma vitória na bagagem.

As últimas cincoO Brasília venceu as últimas cinco partidas contra o Bauru no NBB, sendo que três delas foram pelas quartas de final da temporada 2011/2012, em que os candangos varreram os comandados de Guerrinha e avançaram à semifinal.

Pódio da AméricaO duelo desta quinta-feira colocará frente a frente os dois brasileiros que subiram no pódio Liga Sul-Americana 2013. O Brasília foi o campeão, enquanto os bauruenses terminaram em terceiro e ficaram com a medalha de bronze.

Bem vindo, 2014!O Bauru conquistou, justamente contra seu rival Franca, sua primeira vitória em 2014 e quebrou uma incômoda sequência de quatro derrotas seguidas.

EmbalouOs comandados de Sergio Hernandez vêm de quatro vitórias consecutivas no NBB e estão firmes na briga pelas primeiras posições.

ReencontroO pivô Lucas Tischer, do Bauru, enfrentará o Brasília pela primeira vez no NBB desde que deixou a equipe candanga após polêmica saída no início da quinta edição. Antes de ir para o Bauru, o atleta defendeu o Peñarol de Mar Del Plata (ARG).

Só trêsApesar da atuação de gala no último jogo - 28 pontos -, o armador Larry Taylor não alcançou a marca das 1.000 assistências no NBB. Agora, faltam apenas três passes perfeitos para o atleta se juntar a Fúlvio e ser o segundo jogador da história a dar a milésima servida na competição.

Arsenal poderosoO Brasília é dono do segundo melhor ataque do NBB6, com média de 83,64 pontos anotados por partida.

3pts!!!Boa parte dos pontos dos candangos vêm das bolas de 3 pontos da equipe, líder no ranking de tiros longos do campeonato, com média de 11,29 por jogo. Com destaque para Nezinho, jogador que mais mete arremessos de 3 no NBB 2013/2014, com média de 4,54 por duelo.

E agora?Enquanto o Brasília tem o segundo melhor ataque, o Bauru é dono da terceira pior defesa da sexta edição do NBB, ao sofrer em média 82,58 pontos por jogo.

Duelo da partidaEste deveria se chamar ‘Duelo de titãs’. De um lado, Guilherme Giovannoni, do outro Murilo Becker. Dois jogadores de altíssimo nível estarão frente a frente e protagonizarão um embate de respeito.



Palmeiras/Meltex x São José/Unimed - Ginásio Palestra Itália, em São Paulo (SP) - Quinta-feira - dia 16/01, às 20h00

Portões fechadosDevido à cusparada que o atleta Gegê, do Flamengo, sofreu no Ginásio Palestra Itália no clássico de camisas do NBB, o Palmeiras foi punido pelo STJD e enfrentará o São José com os portões fechados.

Sempre MannyA fase do armador dominicano do São José, Manny Quezada, não poderia estar melhor. O atleta vem de uma sequência impressionante nas últimas cinco partidas, com marcas de 22, 21, 25 e 17 pontos, média de 21,25 por jogo. O camisa 21 é o cestinha do time joseense no NBB6, com média de 19,17 tentos anotados por duelo.

IguaisAs equipes se enfrentaram duas vezes no NBB, ambas na temporada passada, e cada um venceu uma. No primeiro turno, o Palmeiras levou a melhor, em casa, por 75 a 66, já no segundo turno, no Vale do Paraíba, o São José ganhou por 77 a 65.

Troca no comandoApós apenas dois meses no comando do São José, o experiente e lendário Edvar Simões deixou o cargo de treinador do time do Vale do Paraíba, nesta terça. Em seu lugar, assume interinamente o assistente técnico Marcos Lima.

ReboteirosO São José é o time que mais pega rebotes no NBB6, com média de 37,57 sobras apanhados por duelo. Com destaque para o ala/pivô Jefferson William, segundo colocado no ranking individual, dono da média de 9,7 ressaltos por partida.

Bate de frenteNão é só o São José que vai bem no quesito rebote. O Palmeiras também está indo bem na área pintada e é o quarto colocado no ranking geral de rebotes da atual temporada do NBB, com média de 36,27 por jogo.

Duelo da partidaOlho no garrafão do Palestra Itália para o duelo entre Tiagão, do Palmeiras, e Jefferson William, do São José.



Liga Sorocabana x Espírito Santo Basquetebol - Ginásio Gualberto Moreira, em Sorocaba (SP) - Quinta-feira - dia 16/01, às 20h00

Pode estrearRecentemente contratado pela Liga Sorocabana, o armador panamenho Joel Muñoz está com sua documentação regularizada e já pode estrear na equipe comandada por Rinaldo Rodrigues.

Sorocabanos na frenteEm quatro duelo entre Liga Sorocabana e Espírito Santo, antes nomeado de Vila Velha, o time do Estado de São Paulo levou a melhor em três e os capixabas em um.

DesesperadosSe o NBB 2013/2014 terminasse hoje, Liga Sorocabana e Espírito Santo Basquetebol, dois últimos colocados na tabela, estariam rebaixados. A agremiação do interior paulista segura a lanterna da competição. Uma posição à frente estão capixabas, donos da 16ª colocação.

Placar alto?O duelo colocará frente a frente também as duas piores defesas do NBB6. Os sorocabanos sofrem em média 86,07 pontos por jogo, enquanto os capixabas permitem 85,36 pontos de seus adversários.

Mas desarmamApesar de ter a pior defesa do campeonato, a Liga Sorocabana lidera o ranking de roubos de bola da atual temporada do NBB, com média de 11 carteiras batidas por partida.

Por recuperaçãoO Espírito Santo vem de duas derrotas consecutivas no NBB6, enquanto a Liga Sorocabana, após quebrar sequência negativa no campeonato com vitória sobre o Palmeiras, fora de casa, foi derrotado pelo Paulistano, na última rodada.

Comandante novoApós a saída de João Batista para o Uberlândia, o Espírito Santo Basquetebol será comandado interinamente pelo assistente João Victor Freitas.

SuspensoPor incidente na partida contra o Flamengo, o ala Schneider, da Liga Sorocabana, foi suspenso pelo STJD por duas partidas, sendo que uma já foi cumprida automaticamente pelo regulamento da competição.

DesfalqueAinda se recuperando de contusão, o experiente ala/pivô Márcio Cipriano desfalcará a Liga Sorocabana no duelo direto contra o Espírito Santo.

Duelo da partidaDois atletas calejados no quesito armação estarão frente a frente nesta partida: Luiz Felipe, defendendo a Liga Sorocabana, contra Arnaldinho, tentando levar o Espírito Santo ao triunfo.



Paulistano/Unimed x Minas Tênis Clube - Ginásio Antonio Prado Jr, em São Paulo (SP) - Quinta-feira - dia 16/01, às 20h00

Primeira vezPrincipal jogador do Minas na atual temporada do NBB, o armador Elinho disputou as três últimas edições do campeonato nacional pelo Paulistano e enfrentará sua ex-equipe pela primeira vez na história da competição.

Foi uma guerraO último jogo entre Paulistano e Minas foi uma guerra. Na Arena Vivo, o time de São Paulo venceu apenas na terceira prorrogação, por 114 a 109. O destaque do jogo, curiosamente, foi o armador Elinho, hoje jogador minastenista, que ajudou o clube paulista com 26 pontos.

Vice-garçomEm grande fase, Elinho é o segundo colocado  no ranking de assistências do NBB6, com média de 7,08 passes perfeitos por jogo.

SuperiorEm dez partidas entre as duas equipes no NBB, o Paulistano levou a melhor em sete e o Minas em apenas três.

TabuO Paulistano venceu os último seis duelos contra o Minas no NBB. A última vitória dos mineiros sobre os paulista foi no dia 5 de fevereiro de 2009, em casa, por 91 a 84, com destaque para atuação de seu garrafão, na época formado por Murilo Becker, hoje no Bauru, autor de 29 pontos, e Drudi, atleta do Basquete Cearense, com 22.

Nota 1.000Ao fazer seus primeiros dois pontos contra o Minas, o ala norte-americano Desmond Holloway completará 1.000 pontos no NBB.

Do outro ladoO pivô do Paulistano, Mineiro, defendeu as cores do Minas na temporada passada. Pelo lado minastenista, o pivô Adriano Machado jogou pela equipe da capital paulista na temporada 2011/2012.

Outro reencontroAtleta do Paulistano por três temporadas (NBB2, NBB3 e NBB4), o ala Betinho, do Minas, reencontrará seu ex-clube em partida que sempre tem um gosto especial, principalmente por ser no Ginásio Antonio Prado Jr.

No G-4Com duas vitórias seguidas, o Paulistano permaneceu na quarta colocação e continua dentro do grupo dos quatro primeiros colocados que se classificam direto para as quartas de final do NBB.

No G-12Já o Minas venceu o Palmeiras na última rodada, assumiu a 12ª posição e entrou no grupo dos classificados para os playoffs do campeonato nacional.

Duelo da partida
Lupa na mão, pois o foco está nos baixinhos. Destaques de suas equipes, os armadores Dawkins e Elinho certamente darão um show de habilidades e assistências nesta partida.



Unitri/Magazine Luiza x Flamengo - Ginásio Sabiazinho, em Uberlândia (MG) - Quinta-feira - dia 16/01, às 20h00

Valeu títuloFlamengo e Uberlândia fizeram a Final do NBB 2012/2013, na HSBC Arena, no Rio de Janeiro. Melhor para os cariocas, que levaram a melhor por 77 a 70 e levantaram o troféu de campeão pela segunda vez na história.

Também amargoNa quarta edição do NBB, o Flamengo eliminou o Uberlândia nas quartas de final, após série muito disputada e decidida no quinto e último jogo.

Rubro-negros na frenteAs duas equipes já se enfrentaram 12 vezes no NBB, com sete vitórias do Flamengo e cinco do Uberlândia.

Em grande faseLíder do NBB6, o time da Gávea não sabe o que é perder há cinco partidas e vai se firmando na ponta da tabela a cada rodada que passa.

CrescendoO esquadrão do Triângulo Mineiro acumula duas vitórias em sequência, sobre Bauru e Limeira, essenciais para a equipe ocupar a quinta colocação, colada no grupo dos quatro primeiros.

O únicoAo somar média de 10,5 rebotes - a melhor do NBB6 - e 13,8 pontos por jogo, o ala/pivô rubro-negro Olivinha é o único jogador do campeonato com média de duplo-duplo.

Também lideraEnquanto um atleta do Flamengo lidera o ranking de rebotes, o Uberlândia tem Valtinho, jogador que mais dá assistências no NBB 2013/2014, com média de 7,46 passes decisivos por duelo.

Duelo da partidaDois dos melhores arremessadores da história do NBB estarão frente a frente na partida desta quinta-feira. Os alas Robert Day e Marcelinho Machado certamente darão um show de bolas de 3 pontos e farão um duelo de arrepiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.