Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Parceria entre Prefeitura e UFU amplia atendimento na agricultura familiar

Parceria entre Prefeitura e UFU amplia atendimento na agricultura familiar

A Prefeitura de Uberlândia, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho, ampliou a parceria com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) para incluir as comunidades vinculadas à agricultura familiar, coleta seletiva e outras atividades de geração de emprego e renda relacionadas com a economia solidária no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal. Foi assinado hoje (23) um novo contrato entre o Município e o Centro de Incubação de Empreendimentos Populares Solidários da Universidade Federal de Uberlândia (Cieps/UFU), que leva políticas de economia solidária até os assentamentos e acampamentos.
Lançado em 2013, com duração de um ano, o projeto incluiu no cadastro único 1.198 famílias. Agora, a proposta é incluir mais 4 mil famílias até o fim de 2015.
A parceria com a UFU possibilita ao Município ampliar a busca ativa identificando famílias que estão fora dos programas de assistência social. “É importante alcançar estas famílias para inclusão social, elas terão acesso aos nossos programas desde o Bolsa Família até melhorarem a renda familiar. Elas ainda farão parte dos mais de 15 programas em diversas áreas como educação, saúde e assistência social; são famílias que não conheciam esses direitos”, disse Murilo Ferreira, secretário de Desenvolvimento Social e do Trabalho.
No ano passado, 18 assentamentos e acampamentos, além de associações de catadores de reciclados foram incluídos na política de economia solidária. As famílias atendidas recebem conhecimento sobre organização coletiva, são capacitadas para entrar no mercado de consumo e com os projetos incubados passam a ter assessoria, dentro do programa de extensão da UFU, em administração de empresas, jurídica e econômica até o momento de se tornarem independentes e sustentáveis. “Não adianta dar dinheiro sem formação para estas famílias entenderem o mecanismo de mercado e terem independência. Com a política de economia solidária nós fortalecemos estes produtores da agricultura familiar, aumenta a geração de renda e gera emprego a partir do fortalecimento de uma comunidade”, disse Cristiane Betanho, responsável pelos projetos de sustentabilidade do Cieps/UFU. O trabalho desenvolvido pelo Cieps conta com alunos de diferentes faculdades dentro do programa de extensão da UFU. “Essa parceria é muito importante não somente para o Município. Estamos falando de formar uma nova geração com o trabalho dos alunos da faculdade, conhecendo nossa realidade social e prestando serviços para nossa sociedade. Isso irá fortalecer nossa agricultura familiar e gerar renda para estas famílias”, disse o prefeito Gilmar Machado.                                                                                                                                                                                                                                                   

Cristiane de Paula
Sedest

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.