Projeto Verão Sob Medida supera as expectativas
O projeto Verão Sob Medida, desenvolvido pela Fundação Uberlandense de Turismo, Esporte e Lazer (Futel), teve início na segunda-feira (13) e já superou todas as expectativas. Nos quatro primeiros dias de evento foram inscritos 1.200 participantes, número previsto para todo o projeto.
O Verão Sob Medida acontece no Parque do Sabiá, em uma tenda especialmente montada para o projeto, e nas três academias ao ar livre que existem nos bairros Mansour, Luizote de Freitas e Santa Mônica.
A iniciativa visa o acompanhamento dos frequentadores do parque e das academias, através de controle e comparação semanal do Índice de Massa Corporal (IMC). A adesão é voluntária. Também haverá palestras e aulas de ginástica todos os dias. A participação no programa é gratuita e vai até dia o 28 de fevereiro.
Mais de 40 profissionais em educação física estão diretamente envolvidos. Eles cadastram as pessoas interessadas em participar do programa, tiram as medidas do abdômen, a altura, calculam o IMC e a taxa de gordura.
Para quem freqüenta o parque, a tenda armada na entrada pelo bairro Tibery chamou a atenção. Foi o caso de dona Ângela Carvalho, moradora do bairro Martins, que ao fazer musculação na academia do parque, aproveitou a oportunidade. “Eu vou participar, entrei na fila para me cadastrar, já tirei as medidas e vou fazer a dieta saudável. Amanhã eu volto para fazer a ginástica”, disse. Sempre no início dos atendimentos, pela manhã e à tarde, os participantes recebem exercícios aeróbicos estimulados com um variado estilo de dança. Os participantes cadastrados no projeto podem voltar no local de atendimento toda semana para nova avaliação. Os resultados são encaminhados por email.
Dona Maria José da Silva, moradora do bairro Santa Mônica se surpreendeu. Ela conta que tenta emagrecer e tinha como meta perder 15 quilos. Ao ver o atendimento no Parque do Sabiá, entrou na fila e esperou para ser atendida pelos profissionais do Projeto Verão Sob Medida. “Eu pensei que tivesse bem pior, vou ter que perder apenas 6 quilos, peguei a dieta e vou começar a me alimentar melhor. Até dia 28 de fevereiro vou perder estes 6 quilos ou mais”, disse ela animada ao ser atendida. Se o programa de exercício com acompanhamento nutricional fosse realizado numa academia convencional, poderia custar cerca de R$ 200. No projeto Verão Sob Medida, o programa é feito gratuitamente.
Em alguns casos, os especialistas têm recomendado um programa de mudança de hábitos e de alimentação. Algumas situações surpreenderam os especialistas, que constataram pessoas que apresentaram risco de diabetes, pressão alta e até infarto devido ao excesso de peso e medida abdominal. “Tivemos um caso aqui em que a mulher apresentou 140 quilos e alto risco de infarto. Foi importante o atendimento porque já a orientamos e ela ainda vai buscar ajuda em um posto de saúde”, disse Emerson José Brasileiro, professor de educação física e um dos idealizadores do projeto.
O projeto segue até o dia 28 de fevereiro, depois terá uma pausa até março e retoma o atendimento com o Projeto Uberlândia Sob Medida, com atendimento semanal para novos cadastros e acompanhamento da evolução dos casos. “Esse projeto vai possibilitar conhecer como anda a saúde, o estilo de vida e prática de atividade física de nossa população. A partir dos dados poderemos separar o perfil por idade, por sexo e até por bairros e programarmos ações específicas para ajudar a população a manter práticas saudáveis de exercícios e alimentação”, disse Zezinho Mendonça, diretor geral da Futel.
O atendimento acontece em dois períodos; pela manhã, das 7h às 9h e à noite, das 18h às 20h.
Serviço:
Atendimento no Parque:
Manhã: 7h às 9h – (de segunda a sexta-feira)
Tarde: 18h às 20h (de segunda a sexta-feira)
Atendimento nas Academias (Mansour, Santa Mônica e Luizote):
Tarde: 18h às 20h (de segunda a sexta-feira)
Cristiane de Paula
Futel
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.