Pesquisar este blog

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Secretaria de Meio Ambiente aplica FIB para servidores da pasta

Secretaria de Meio Ambiente aplica FIB para servidores da pasta
Objetivo é proporcionar qualidade de vida e maior produtividade no ambiente de trabalho

O projeto de medir a Felicidade Interna Bruta (FIB) para avaliar a satisfação e a qualidade de vida da população em seu bairro ou região foi acompanhado de uma aplicação interna do formulário. Adaptado ao espaço institucional, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente aplicou nos últimos dois meses a pesquisa que mede o índice de felicidade dos servidores da pasta.
A avaliação é mensal e a cada resultado um gráfico será gerado e comparado com os meses anteriores. O método é pioneiro no setor público da cidade. A Prefeitura de Uberlândia é uma das poucas instituições no país em que o índice é medido. Até onde se tem conhecimento, apenas uma grande empresa do setor de cosméticos e uma instituição financeira aplicam o FIB em seu ambiente de trabalho.
Para que a avaliação atinja resultados mais consistentes, as questões propostas são respondidas anonimamente por cada servidor. Os formulários são depositados em uma urna e, ao final do mês, os dados são analisados e convertidos em um gráfico de linhas pelo qual é possível ver a tendência dos pontos importantes para o FIB.
No caso da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, idealizadora do projeto para a cidade e para a pasta, a comparação dos dois primeiros gráficos se deu em momentos distintos. Uma avaliação foi feita antes (novembro) e outra depois (dezembro) do novo modelo de gestão implantado pela secretaria juntamente com o novo layout do espaço físico.
O responsável pela pasta, Hélio Mendes, ficou satisfeito com a evolução apresentada pelos gráficos. “Melhoramos em todos os pontos. Isso demonstra que o servidor está tendo mais qualidade de vida no trabalho e também uma maior produtividade. Os pontos que precisam de evolução serão debatidos em reuniões para que pensemos em maneiras de melhorá-los”, destacou.
Ainda de acordo com o secretário, a melhora se deve à consolidação do novo modelo de gestão. Nele os servidores trabalham em ilhas iguais para todos, inclusive o secretário, que não tem mais sala própria. Cada diretoria tem metas e indicadores de resultados a cumprir; e as reuniões internas são abertas aos servidores. Hélio Mendes observa que esse modelo depende de uma mudança cultural e que já vem sendo implantado por grandes empresas nos países considerados de primeiro mundo.
“Queremos ser modelo não só para o setor público, mas para o privado também. Isso é a democratização efetiva do poder público. Estamos aqui para servir e precisamos de um bom ambiente interno se pretendemos criar um bom ambiente em Uberlândia”, considerou o secretário.

Fillipe Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.