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quarta-feira, 26 de março de 2014

Secretaria de Finanças orienta contribuintes sobre o IPTU

Secretaria de Finanças orienta contribuintes sobre o IPTU

Com o objetivo de orientar os contribuintes sobre as dúvidas em relação ao IPTU, a Secretaria Municipal de Finanças listou os casos mais frenquentes com as respostas para cada uma. Os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) já começaram a ser encaminhados para os contribuintes. Até o fim de março todos os contribuintes já devem estar com o carnê de 2014 em mãos.
Apesar de ser a segunda cidade mineira mais populosa, Uberlândia é a que tem a menor média da receita por habitante e a quarta com a menor arrecadação do IPTU entre as cinco maiores do Estado. Toda a receita entra para o caixa único da prefeitura e os investimentos acontecem nas várias áreas, levando em conta setores como saúde e educação, que devem ter um mínimo reservado para a aplicação dos recursos. Uberlândia tem uma poupulação de 646.673 habitantes (segundo o IBGE) e 284.308 imóveis, sendo 226.030 prediais e outros 58.278 territoriais.

Perguntas mais frenquentes sobre o IPTU

1)     Não recebi meu carnê do IPTU, o que devo fazer?
No  caso o carnê não chegar à residência, o contribuinte pode retirar a segunda via pelo Portal da Prefeitura (www.uberlandia.mg.gov.br) ou se dirigir à plataforma de atendimento que fica no Centro Administrativo da Prefeitura Municipal de Uberlândia, bloco II, em frente aos bancos. O atendimento é de segunda à sexta-feira, das 12h às 17h.

2)     Meu endereço mudou, qual o procedimento?
A alteração de endereço deve ser feita através da plataforma de atendimento, munido com documentos de identificação.

3)     Sou um contribuinte isento e recebi o carnê,  o que fazer?
Caso o contribuinte esteja enquadrado na isenção, dirigir-se ao protocolo, que fica em frente à plataforma de atendimentos, munido com carnê e cópia do CPF e Identidade e preencher requerimento. O requerimento está disponível no portal da prefeitura www.uberlandia.mg.gov.br, clicar em serviços, depois em consultas e requerimentos, depois assuntos diversos/pessoa física.

4)     Tenho dúvida sobre o valor cobrado e a área construída que consta em meu IPTU.  
Procurar a plataforma de atendimento, com o carnê do IPTU e documentos pessoais. Caso seja necessário, fazer a solicitação de revisão de valores atráves de protocolo, que deve ser feita até em 30 dias contados do vencimento da primeira parcela, que é em 10/04, ou da parcela única, que vence em 30/04.

5) Quero pagar com desconto, até que data posso fazer?
O vencimento da primeira parcela do IPTU ocorre em abril. O pagamento poderá  ser parcelado em até seis vezes e o valor mínimo para ser parcelado é de R$ 58.
O contribuinte também poderá optar por pagar em parcela única com desconto de 10%. Para isso, deve quitar o valor total até o dia 10 de abril (quando vence a primeira parcela). Também poderá pagar até o dia 30 de abril em parcela única, porém sem desconto.

6) Quais taxas são inclusas na cobrança de IPTU?
As taxas inclusas na cobrança são de coleta de lixo, conservação e contribuição de água e esgoto, além do imposto. No caso dos imóveis territoriais, a taxa de coleta não é cobrada.

7)     Tenho outras dúvidas que não estão relacionadas aqui, onde devo ligar?
Ligar nos telefones  3239-2789 ou 3239-2800.



Finanças
Teresa Cristina

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