Secretaria incentiva adesão de escolas ao Programa Mais Educação
Está aberto até o dia 30 de maio o período de cadastramento de novas escolas públicas que pretendem integrar o Programa Mais Educação, do Governo Federal. Atualmente, mais de 50% das Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Uberlândia já aderiram ao programa. O cadastramento deve ser feito por meio do acesso ao sistema do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), no site do Ministério da Educação (MEC).
Em 2012, apenas 12 das 52 escolas do Ensino Fundamental participaram do programa. Desde 2013, a Prefeitura de Uberlândia, através da Secretaria de Educação, tem feito importantes avanços para que 100% da rede faça parte do Mais Educação. Atualmente, 29 escolas estão cadastradas.
Para atrair mais escolas, a coordenação local do programa fará dia 12 de maio, das 14h às 16h, na Oficina Cultural, uma reunião de sensibilização. Vinte e três escolas serão convidadas a participar da reunião para saber o que é o projeto e as vantagens da participação. De acordo coordenador do programa em Uberlândia,Alcides Melo, o Mais Educação é pré-requisito para vários outros programas ministeriais, entre eles o "Mais Cultura nas Escolas", “Mais Esporte nas Escolas” e o "Escola Aberta". Segundo o coordenador, o programa proporciona um apoio financeiro bom para a escola, já que para o desenvolvimento das atividades, o Governo Federal repassa recursos para manter monitores, materiais de consumo e de apoio. “O programa contribui para que os alunos desenvolvam atividades pedagógicas proporcionando melhoria na aprendizagem, além do estímulo à ampliação do tempo de permanência dos alunos na escola”, ressaltou.
Ao aderir, as escolas optam por trabalhar atividades de acordo com seu projeto educativo. Podem ser promovidos acompanhamentos pedagógicos e ações nas áreas de meio ambiente, esporte, lazer e direitos em educação, além de cultura, artes, cultura digital, saúde, comunicação e mídias.
Mais Educação
O Mais Educação teve início no Brasil em 2008 pelo Ministério da Educação para ampliar a jornada escolar e modernizar os currículos escolares. O programa incentiva atividades com base em estudos feitos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e resultados da Prova Brasil. Com o programa, são observados os impactos que as escolas têm na vida e no aprendizado dos estudantes.
Paula Maia
Educação
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.