Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Buriti tem apoio da Agência Nacional das Águas na revitalização de bacias

Buriti tem apoio da Agência Nacional das Águas na revitalização de bacias

            Começou a ser implantado nas propriedades rurais cadastradas pela gerência ambiental do Dmae, o novo projeto de conservação da água e do solo do Programa Buriti. Fomentado pela Agência Nacional de Águas (ANA), o projeto – que consiste na construção de curvas de nível e barragens de contenção de água pluvial (barraginhas) – insere-se nas ações do Programa Buriti em seu objetivo de garantir o desenvolvimento sustentável da bacia hidrográfica do rio Uberabinha.
Até o final do projeto, que contou com investimento de R$ 450 mil da ANA, terão sido construídas 108 barraginhas e 20 hectares de curvas de nível em propriedades da bacia.
            As barraginhas e curvas de nível funcionam como miniaçudes, instalados em áreas de pastagens, lavouras e beiras de estradas, com a finalidade de melhorar a infiltração da água no solo. Distribuídas pela propriedade de modo a armazenar as águas de enxurradas, as barraginhas evitam erosões, amenizam enchentes e o assoreamento dos rios. “Em áreas com declives, próximas aos leitos de córregos e nascentes, há uma intensificação no transporte de sedimentos nos períodos chuvosos, causando assoreamento de nascentes e calhas dos rios”, esclarece o coordenador do projeto, Geraldo Sílvio, para endossar os inúmeros benefícios diretos das obras.
            A primeira propriedade atendida pela construção das barraginhas e curvas de nível foi a fazenda Adolfo Carneiro, que produz gado de corte e leite e localiza-se na região da sub-bacia do ribeirão Bom Jardim. O proprietário da fazenda, Celso Batista, acredita que, para o produtor rural, o ganho é inegável, visto que o sistema ajuda a aproveitar, de forma eficiente, a água das chuvas irregulares e intensas. Ao barrar as enxurradas, as barraginhas dão tempo para que a água se infiltre no solo recarregando o lençol freático. A recarga abastece os mananciais, o que permite a revitalização de córregos, eleva o nível de cisternas e umedece o solo, podendo proporcionar o aparecimento de minadouros.
            Os recursos disponibilizados pela ANA – através de edital publicado em 2011 – somam-se aos investimentos já realizados pelo Programa Buriti que, desde sua criação em 2007, vem atendendo às propriedades rurais do município com o cercamento das nascentes, projetos de revegetação e plantio de mudas de espécimes nativos do Cerrado em áreas consideradas de preservação permanente pelos órgãos ambientais.
A adesão dos produtores rurais é voluntária e o programa atende preferencialmente pequenos e médios proprietários. Todos os insumos e serviços necessários são garantidos pelo Programa, cabendo ao produtor cuidar das benfeitorias.
O diretor geral do Dmae, Orlando Resende, salienta que as ações do Programa Buriti visam garantir água em quantidade e qualidade às atuais e futuras gerações. “O Programa atua diretamente na conservação das propriedades localizadas na bacia do rio Uberabinha e Bom Jardim, que são os mananciais responsáveis por 100% do abastecimento de água da cidade de Uberlândia”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.