Pesquisar este blog

sábado, 21 de novembro de 2015

Uberlândia ganha ferramentas que ajudam na gestão dos recursos públicos

Uberlândia ganha ferramentas que ajudam na gestão dos recursos públicos

Uberlândia ganha aliados pela transparência e qualidade na aplicação dos recursos públicos com a implantação do Observatório Social de Uberlândia (OS Uberlândia), apresentado na noite desta quarta-feira (18) na sede da Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub). Os trabalhos foram conduzidos por Ney da Nóbrega Ribas e Roni Enara Rodrigues, vice-presidente e diretora executiva da Rede Observatório Social do Brasil (OSB), respectivamente.
Na ocasião, também foi lançado o Portal Cidadania, site que integra as atividades do observatório e que possibilitará ao cidadão formalizar suas solicitações ao Executivo e Legislativo por meio de requerimentos, sugestões, pedidos de informação, críticas e denúncias. O objetivo do portal - www.osuberlandia.org.br - é apoiar os órgãos públicos, que terão acesso a informações sobre os acontecimentos na cidade.
O OS Uberlândia, espaço democrático e apartidário, fará monitoramento das contas públicas de Uberlândia, desde a publicação de editais de licitação até o acompanhamento da entrega do produto ou serviço, visando atuar de forma preventiva no controle social dos gastos públicos.
Como parte da rede OSB, a formação do OS Uberlândia, que também atua em outras frentes, é uma iniciativa do G7, formado pela Aciub, Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Conselho dos Veneráveis do Triângulo, Fiemg, Regional Vale Paranaíba, OAB, 13ª Subseção Uberlândia, Sindicato Rural de Uberlândia e Sociedade Médica de Uberlândia.
“Nós, homens públicos e o próprio nome já diz, temos nossa vida pública e por isso temos que prestar contas, ser fiscalizados, cobrados e acima de tudo ter um trabalho conjunto com apoio da sociedade. Estamos abertos a sugestões, contribuições, e assim vamos aprimorando. O observatório mostrará às pessoas aquilo que está sendo feito na cidade, pois são dados de instituições sérias, apartidárias e que os números são incontestáveis. É exatamente nisso que particularmente acredito”, disse o prefeito Gilmar Machado durante a cerimônia, ressaltando que a ferramenta marca uma data histórica para a cidade.
“Para mim também foi um dia especial, pois finalizamos a entrega de 432 apartamentos em um terreno que estava sem uso, um lixão entre os bairros Luizote de Freitas e Jardim Patrícia. Combatemos a especulação imobiliária e o local, que deixou de ser de um dono só, passou a ser de 432 famílias”, completou o prefeito.
Uberlândia é a segunda cidade de Minas Gerais a integrar a Rede Observatório Social do Brasil, hoje em mais de 100 cidades brasileiras, distribuídas por 19 Estados. O presidente do OS Uberlândia, Márcio Adriano Bocchio, destacou que as duas ferramentas são importantes para o exercício direto e democrático da cidadania, que não se limitam apenas ao monitoramento das compras públicas.
“Atuam na educação fiscal, inserção da micro e pequena empresa nos processos de compras públicas e também na construção de indicadores de gestão contribuindo de forma efetiva, principalmente para a melhoria da qualidade dos gastos e fortalecimento da economia local. Já o portal possibilita ao gestor público o acesso mais rápido aos problemas do município, o que poderá significar maior agilidade, eficiência e redução de custos na atenção ao cidadão”, disse.


Participação do cidadão

O cadastro de voluntários para o Observatório Social de Uberlândia deve ser feito de segunda-feira a sexta-feira, das 8h30 às 18h, na avenida Vasconcelos Costa, 1.500, Martins. Informações pelo telefone 3239-1529 ou pelos emails uberlandia@osbrasil.org.br e osuberlandia@gmail.com.
Já o cadastro no Portal da Cidadania pode ser feito gratuitamente por meio do endereço www.osuberlandia.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.