Região é beneficiada com a chegada da Carreta da Saúde
A Carreta da Saúde já está em Uberlândia e realizará mais de 600 atendimentos e orientações em saúde até sábado (22). É a primeira vez que o veículo oferece exames de oftalmologia e ultrassonografia em Uberlândia e sua vinda é resultado da união entre a Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba (Amvap), o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Para o projeto itinerante visitar Uberlândia também foi importante o esforço pessoal do prefeito de Uberlândia e presidente da Amvap, Gilmar Machado, e da equipe da Secretaria Municipal de Governo.
De acordo com Rafael Tannús, gerente do Sesc – Unidade Uberlândia, a instituição tem diversos serviços itinerantes voltados para saúde, esportes, cultura, lazer e assistência social. “Nossa intenção é trazer o veículo com atendimentos odontológicos no segundo semestre deste ano. Isto fortalece a união entre os municípios e promove melhorias na saúde regional”, disse.
A Carreta da Saúde está estacionada na praça São Francisco de Paula, no bairro Tubalina, e o horário de atendimento é das 7h30 às 16h. Serão oferecidos 300 exames de ultrassonografia, 300 consultas de oftalmologia e orientações sobre diabetes e pressão arterial. As equipes do Sesc e da Secretaria Municipal de Saúde de Uberlândia (SMS) realizarão ainda visitas às escolas infantis do Tubalina com orientações em saúde bucal.
Os pacientes são dos municípios pertencentes à Amvap e foram todos previamente agendados. É o caso da dona de casa Maria Aparecida de Fátima Alves, de Cascalho Rico, que passou por uma ultrassonografia após três meses de espera. “Vim com mais cinco pessoas da minha cidade e estamos muitos satisfeitos com o serviço. União como essa entre as cidades é boa para todos”, disse.
Já a dona de casa Marli de Oliveira Correia, de Estrela do Sul, aguardou mais tempo para ser avaliada por um médico oftalmologista. “Percebi que estava com dificuldades em ler, mas tive que aguardar seis meses pela consulta. Quem está oferecendo este serviço está de parabéns”, falou.
Pacientes como Maria Aparecida e Marli, de outros municípios, serão atendidos até às 12h de sexta-feira (21), quando iniciam os serviços aos uberlandenses. “Isto vai contribuir muito para reduzir a demanda reprimida em nossa região”, garantiu a coordenadora da Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde de Uberlândia, Elisa Tóffoli. Ela ressaltou que as consultas e os exames serão feitos somente para quem estiver agendado pelos Programas Saúde da Família, os PSFs. Já as orientações sobre diabetes e pressão arterial serão para todos os interessados.
O projeto da Carreta é desenvolvido pela Superintendência de Saúde do Sesc, que contribui com os custos juntamente com as prefeituras participantes. A equipe técnica é composta por médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde e auxiliares em saúde bucal do Sesc e da SMS.
Marden Rangel
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.