Transitolândia simula situações de trânsito com crianças
Ação abre o segundo dia de programação da Semana Nacional de Trânsito
Respeitar a sinalização e atravessar na faixa. Assim, Emily Kálita, de 11 anos, aprendeu com aTransitolândia na manhã desta quarta-feira (19). A iniciativa da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran), em parceria com o Corpo de Bombeiros, levou crianças do projeto Bombeiro Mirim para participar daSemana Nacional de Trânsito.
Ao chegar, os jovens receberam instruções sobre a mobilidade urbana e como se comportar para que o trânsito seja um ambiente seguro. “Aprendi que devo parar na hora certa e olhar para os lados ao atravessar a rua para evitar acidentes”, contou Emily.
O objetivo da Transitolândia, que é uma minicidade que simula situações de circulação de veículos e pedestres, é trabalhar a criança enquanto usuária da via pública, seja na condição de pedestre, ciclista ou passageiro. A coordenadora do núcleo de educação, mobilidade urbana e cidadania da Settran, Patrícia de Almeida, explica que a criança é ensinada que ela já faz parte do trânsito e deve fazer tudo certo para colaborarcom os demais integrantes.
“Reforçamos a importância do pedestre andar pela calçada, respeitar a sinalização semafórica e, enquanto ciclista, na condição de condutor, respeitar o pedestre, estar sempre na direção correta da via, dentro do limite de velocidade, respeitando uns aos outros”, explica a coordenadora.
A Transitolândia existe desde 2006 e tem uma média de atendimento anual de 15 a 20 mil crianças. Em 2018, já passaram pelo espaço mais de 12 mil crianças. O espaço é aberto ao público nos sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h (não é necessário agendamento). De segunda a sexta, ainda atende alunos das redes municipal, estadual e privada e com agendamento pelo telefone 3230-7406.
Fillipe Alves
19/09/18
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.