Pesquisar este blog

quarta-feira, 22 de maio de 2013

FGV conclui o Estudo


FGV conclui o Estudo de Competitividade Turística de Uberlândia

Entre os dias 13 a 17 de maio, Uberlândia recebeu a visita do consultor da Fundação Getúlio Vargas, Marcelo Henrique Abreu, contratado pela Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (SETUR/MG) para realização do Estudo de Competitividade Turística de Uberlândia. Foram feitas 35 entrevistas e visitas técnicas, com secretários municipais, representantes de entidades de classe, responsáveis por segurança pública e saúde, empresários do setor turístico, dentre outros, que influenciam diretamente na cadeia produtiva do turismo local, para mapeamento das reais condições de Uberlândia enquanto destino de Turismo de Minas Gerais.
O Estudo de Competitividade compreende um diagnóstico completo sobre os diversos aspectos que influenciam a competitividade turística do destino, caracterizando-se como um modelo que subsidiará as ações para o desenvolvimento do setor, propiciando assim a elaboração de planos de ação mais objetivos e eficazes. A partir da identificação e do acompanhamento de indicadores objetivos, e da geração de um diagnóstico da realidade local, torna-se mais viável a definição de ações e de políticas públicas que visem o desenvolvimento da atividade turística.
O Brasil passa por um momento positivo para o desenvolvimento do turismo com a realização de grandes eventos esportivos no país, em especial a Copa do Mundo de Futebol em 2014, que configura uma oportunidade de consolidação no que diz respeito à estruturação e visibilidade dos principais destinos turísticos mineiros.
O relatório final dos estudos realizados deve ser encaminhado à Prefeitura de Uberlândia no segundo semestre de 2013. “Estamos trabalhando arduamente no sentido de consolidar a imagem de Uberlândia enquanto destino turístico, fortalecer a cadeia produtiva do setor e, principalmente, demonstrar à população local a importância do turismo como vetor para o desenvolvimento sustentável da economia de nossa cidade. O Estudo de Competitividade Turística poderá apontar com propriedade os aspectos positivos e aqueles que demandam maior atenção e aperfeiçoamento, no processo de formulação de Políticas Públicas”, destacou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Paulo Romes.


Joana Araújo
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.