Equipe Mineira visita consórcios de segurança Alimentar em Santa Catarina
Uma comitiva de Minas Gerais, promovida pelo IMA - Instituto Mineiro de Agropecuária do Estado de Minas Gerais, vai ao extremo oeste do Estado de Santa Catarina, com o intuito de conhecer o Consórcio Intermunicipal de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local, CONSAD Extremo Oeste, cujo programa tornou-se referência como perspectiva integradora de território associado. O grupo é composto por servidores públicos estaduais e municipais, sendo: 5 técnicos do Instituto Mineiro de Agropecuária - IMA, o consultor técnico de Desenvolvimento Econômico da Associação Mineira de Municípios - AMM, Leandro Rico, o Presidente do Sindicato Agropecuário de Araçuaí e cinco Secretários Municipais de Agricultura.
A visita, que tem início no dia três de junho, vai começar pela Cidade de Florianópolis, onde a expedição será recebida pelo Secretário de Estado de Agricultura e Pesca de Santa Catarina, João Rodrigues e pelo responsável pelo SISBI, Michel Tavares, na sede da Secretaria de Agricultura do Estado. O objetivo da viagem técnica é compreender a experiência dos catarinenses enquanto política de segurança alimentar e desenvolvimento local.
Em seguida, o grupo mineiro vai partir para as visitas técnicas em três cidades do Estado: Lages no dia 04 de junho, São Miguel do Oeste (06/06), finalizando o roteiro em Chapecó (07/06).

CONSAD Extremo Oeste em Santa Catarina
Foi escolhida à experiência do CONSAD Extremo Oeste - Consórcio Intermunicipal de Segurança Alimentar, Atenção à Sanidade Agropecuária e Desenvolvimento Local do Extremo Oeste de Santa Catarina, por preservar ainda uma característica essencialmente rural, com forte presença da agricultura familiar. O objetivo da expedição é compreender o processo de territorialização, organização e cooperação para o desenvolvimento econômico local, cujo projeto tornou-se o berço dos movimentos sociais que compartilham experiências entre os municípios.
Neste sentido, ocorreu uma nova dinâmica, com intervenção, através de projetos de cooperação intermunicipais, que resultou na construção das redes de comercialização dos produtos da agricultura familiar e economia solidária, tornando o consórcio uma referência para o Ministério do Desenvolvimento Social e o Ministério do Desenvolvimento Agrário na elaboração e execução de políticas públicas de segurança alimentar e desenvolvimento local, com caráter intermunicipal.
Para Minas Gerais
O objetivo da expedição mineira é trazer o que há de mais concreto e virtuoso em desenvolvimento econômico local, fomentado pelo agronegócio e agroindústria, cuja atividade é uma vocação em 90% dos municípios mineiros.
A implantação desse modelo territorialista intermunicipal, viabilizará aos municípios, por meio de cooperativas, a criação da sua própria equipe de inspeção municipal, denominado de SIM - Sistema de Inspeção Municipal, possibilitando que a agricultura familiar industrialize e comercialize em todo território nacional, seus produtos de origem animal, hoje impedida em razão das dificuldades de regulamentação sanitária. "É como desatar um nó, esperado há décadas, que promoverá um novo ciclo de inclusão e desenvolvimento econômico", ressalta Leandro Rico da AMM.
Departamento de Comunicação da AMM
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.