Prefeitura entrega Base Comunitária no bairro Planalto
Com a proposta de aproximar a Polícia Militar (PM) da população com ações preventivas e educativas, a Prefeitura de Uberlândia, por intermédio da Secretaria Antidrogas e de Defesa Social, iniciou o processo de revitalização de antigos postos de policiamento comunitário em diversos bairros da cidade. Este serviço se consolida através de um termo de convênio de cooperação mútua entre a Polícia Militar de Minas Gerais e a Prefeitura Municipal.
Dotados de uma estrutura simples, mas eficiente, os novos postos recebem o nome de Base Comunitária e o bairro Planalto foi o primeiro a receber essa nova estrutura, hoje (2). A base fica na rua Sétimo Spini, 350. Nesta terça-feira (3), às 14h, será entregue a Base Comunitária do bairro Lagoinha, na rua Pio XII, 195.
“Essa região é composta por muitos comércios e a reforma dessa base é uma forma de garantir à comunidade mais segurança, além de aproximar a comunidade da Polícia Militar. Todos podem trabalhar em parceria para garantir a segurança de todos”, destacou o Ten. Cel. do 32º Batalhão da Polícia Militar, Sandro Heleno.
A Base Comunitária consiste em um serviço policial preventivo, prestado por uma equipe de policiais militares para aplicação do policiamento orientado para o problema, com apoio da comunidade. Utiliza como referência uma edificação policial militar e os processos de policiamento preexistentes, tais como o policiamento a pé, a utilização de ciclopatrulha, de motocicleta e também o motorizado.
O objetivo é de reduzir o crime de menor potencial ofensivo, a sensação de insegurança e a desordem pública em áreas com alta densidade populacional.
“Fazer segurança pública é cuidar de gente. Fico muito feliz em começarmos esse trabalho de revitalizar bases como esta. Mais bairros serão beneficiados. O trabalho está só começando”, disse a secretária municipal Antidrogas e Defesa Social, Flávia Carvalho.
Até o final deste ano, mais duas unidades serão entregues à população em mais dois bairros que ainda serão definidos. A expectativa é de que até o próximo ano sejam entregues as outras nove bases.
Cássia Bomfim e Joana Araújo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.