Procon orienta sobre os cuidados ao comprar enfeites de Natal
Nesta época do ano, as famílias sempre se unem para ajudar na decoração da árvore de Natal, montagem dos pisca-piscas e vários outros temas que fazem parte da tradicional festa de fim de ano.
Mas, é preciso estar atento na hora de decorar a casa, pois alguns artigos de decoração podem causar estragos caso o consumidor não se atente a alguns detalhes. Neste sentido, a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Uberlândia sugere aos consumidores alguns cuidados a serem observados antes das compras.
“A melhor compra é aquela que não nos causa transtornos. E a melhor maneira de evitarmos transtornos decorrentes das relações de consumo que acontecem em abundância nas festividades de fim de ano é a precaução, sobretudo a prevenção”, afirma o assessor da pasta, Marcus Vinícius Flora.
Muitas pessoas ao comprar os enfeites de Natal não percebem se eles têm ou não o selo do INMETRO, que é o órgão que atesta a qualidade de diversos produtos. E se o produto não tiver esse selo, o consumidor pode correr sérios riscos utilizando-o. Um dos cuidados é com as luzes envolvendo a árvore de Natal, se a energia desses equipamentos não for bem direcionada, pode acontecer um curto-circuito.
Nas embalagens, os pisca-piscas devem trazer informações como potência, tensão de alimentação e instruções de uso. O selo de qualidade deve estar estampado na caixa e as instruções, escritas em português. No caso das árvores de Natal é importante procurar pela etiqueta “resistente ao fogo”. Essa medida preventiva pode evitar que, na eventualidade de um curto-circuito, as conseqüências se propaguem e provoquem um incêndio.
Outra dica é quanto à montagem da árvore. É importante evitar o uso de luzes elétricas e piscas em árvores decorativas de metal. Elas podem conduzir energia e provocar choques elétricos de gravidade imprevisível. As luzes não devem estar próximas de enfeites produzidos com papel ou cartolina. Antes de ornamentar o imóvel, é aconselhável uma revisão nas instalações elétricas.
Confira as principais orientações do Procon
1. Pesquisar preços
2. Pesquisar a descrição do produto (dimensões, tamanho, especificações técnicas como tensão, voltagem, etc.)
3. Certificar-se de que realmente as características daquele produto adequam-se as reais necessidades do consumidor
4. Exigir a nota fiscal
5. Evitar adquirir produtos de procedência duvidosa (tipo “chingling” de marcas desconhecidas)
6. Certificar se existe rede de assistência técnica para o produto adquirido
7. E antes de fazer as instalações da decoração, é recomendável fazer uma revisão das instalações elétricas
Daniela Queiroz
Procon
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.