Consultórios Itinerantes atendem alunos da rede pública
É comprovado que os problemas bucais e a baixa visão afetam diretamente no aprendizado. Diante destes problemas tão freqüentes o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HCU-UFU) em parceria com a Prefeitura Municipal irá oferecer atendimento oftalmológico e odontológico aos alunos das escolas públicas de Uberlândia. A iniciativa faz parte do projeto Consultórios Itinerantes, criado pelo Ministério da Educação junto com o Sistema de Hospitais Universitários Federais, sendo que Uberlândia é a quinta cidade do Brasil a receber o projeto.
O primeiro local de atendimento será na região da Escola Municipal Hilda Leão Carneiro, localizada na rua Gamela, 220, bairro Morumbi. Cerca de dois mil alunos poderão fazer consultas e exames para diagnosticar precocemente doenças, além de obterem informações sobre prevenção e receber óculos gratuitamente.
O HCU-UFU recebeu uma carreta e três contêineres e aguarda a chegada de mais um. No contêiner da oftalmologia serão dois consultórios e um laboratório óptico, já o da odontologia conta com dois consultórios, ambos totalmente equipados. As unidades móveis vão prestar assistência aos estudantes atendidos pelo Programa Saúde na Escola e cadastrados no Programa Brasil Alfabetizado. “Foi importante a ajuda da Secretaria Municipal de Saúde contribuindo com o projeto, contribuindo com profissionais compondo a equipe”, disse a coordenadora técnica do projeto, Aglai Arantes.
Inicialmente, o atendimento oftalmológico será apenas no período da manhã, mas com a ampliação do atendimento para o período da tarde será possível realizar de 24 a 32 consultas por dia. “Atendemos essa escala, ao esgotar, partimos para outras escolas. Temos uma perspectiva de atender entre 8 a 10 mil crianças, aqui em Uberlândia, para serem atendidas na parte de oftalmologia”, disse o coordenador do ambulatório municipal de oftalmologia, Marcio Rodrigues.
Com a presença de um médico a criança passa por um diagnóstico, por um técnico em enfermagem para detecção da doença e com o trato óptico é possível que a criança já saia com o diagnóstico e com o óculos em mãos. O projeto proporcionará uma assistência qualificada à população, de acordo com as políticas nacionais de saúde e de educação, possibilitando um novo cenário de ensino-aprendizagem para a formação de profissionais de saúde.
Exames
Os consultórios itinerantes realizarão exames clínicos e laboratoriais para detecção precoce de doenças como catarata, glaucoma, presbiopia, problemas de refração, entre outros. Na área odontológica os pacientes passarão por três etapas: educação, prevenção e correção; sendo oferecidos procedimentos como extração, restaurações e limpeza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.