Genpact anuncia centro de serviços em Uberlândia
A multinacional Genpact anunciou, nesta quinta-feira (31), a instalação de um centro de serviços em Uberlândia. A expectativa é que a nova sede entre em operação em janeiro de 2014 e que em sua primeira etapa, no prazo de dois anos, sejam gerados aproximadamente 300 empregos diretos. A empresa é líder mundial na transformação e execução de Business Process Outsourcing (BPO) que consiste na terceirização de processos administrativos de negócios, tais como processamento de pagamentos, faturamento, cobrança, contabilidade, compras, gestão da cadeia de suprimentos e outros serviços administrativos e financeiros.
Segundo o presidente da Genpact no Brasil, Affonso Nina, a multinacional espera atingir em Uberlândia a marca de 1.200 profissionais contratados. Por questões administrativas alguns dados não foram revelados, como os investimentos financeiros na cidade, assim como o local onde a empresa será instalada, mas sabe-se que em 2012 o faturamento mundial da Genpact foi de US$ 1,9 bilhão.
“Traremos para o novo Centro de Serviços toda a nossa experiência operacional com mais de 700 clientes em 24 países ao redor do mundo, com a ampla utilização de nossas metodologias, ferramentas analíticas e tecnologia para melhoria de eficiência e eficácia de processos”, disse Affonso Nina.
A sede da matriz da Genpact é em Nova York e no Brasil seu primeiro centro foi inaugurado em São Paulo, em 2011. Uberlândia foi escolhida para sediar o segundo centro por causa da sua disponibilidade e qualificação de mão de obra, presença de universidades conceituadas, infraestrutura e localização geográfica. Para a formação do quadro profissional serão contratados principalmente administradores, contabilistas e economistas já formados ou cursando faculdades, além de estudantes do ensino médio.
A empresa
A Genpact iniciou suas atividades em 1997 como centro de serviços global da General Eletric (GE), com sede na Índia. Em 2004, se desmembrou e se tornou independente sendo que no ano seguinte fez a sua Initial Public Offering (IPO – Oferta Pública Inicial de Ações) na Bolsa de Valores de Nova York. Atualmente, a Genpact atua em paises como Índia, China, México, Guatemala e Colômbia, além do leste europeu. Em seus 18 centros de serviços trabalham mais de 60 mil profissionais. Na lista dos mais de 700 clientes constam nomes de empresas como Nissan, Renault, Telefônica, Hertz, Heineken, Symantec e Kimberly-Clark.
Para trazer a multinacional para Uberlândia foi preciso romper algumas barreiras. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Paulo Romes, um dos requisitos da Genpact era que a cidade sede tivesse mais de um milhão de habitantes. “Temos menos de 700 mil moradores, mas estrutura para abrigar e oferecer boa qualidade de vida para mais de um milhão”, disse.
Outro atrativo da cidade elogiado pelos executivos foi a parceria entre os governos municipal e estadual. “A Administração municipal faz parcerias visando o bem da população, por isso somos uma referência”, afirmou o prefeito Gilmar Machado. Após o evento em Uberlândia, os empresários da Genpact e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Paulo Romes, seguiram para Belo Horizonte para a assinatura do termo de ajustes com o Governo do Estado.
Marden Rangel
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.