Projeto Educatur terá novidades em 2014
O projeto “Educação pelo Turismo” - Educatur, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, ganha novidades para a proposta a ser aplicada este ano. Em reunião com parceiros foi consolidado o reforço no acompanhamento do projeto que já tem um cronograma definido.
Uma das novidades está na mudança da primeira etapa, que este ano ao invés de ser feita a mesa redonda, haverá visitas às escolas para apresentação do projeto, tanto para as que aderiram o ano passado como as que ainda não participaram. Outra novidade é que está programada para segunda quinzena de maio a formação para docentes, que vai acontecer no Centro de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (Cemepe). A atividade terá duas etapas, sendo que na parte da manhã os professores terão oficinas temáticas relacionadas aos eixos escolhidos, em que os parceiros ligados aos temas é que irão promover as oficinas. Já no período da tarde será oferecido um curso em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a Universidade Federal de Uberlândia sobre “Como construir um projeto”.
As empresas e instituições envolvidas no Educatur são o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Serviço Social do Comércio (Sesc), Uberlândia Convention & Visitors Bureau, Infraero – Aeroporto de Uberlândia Tenente Coronel Aviador César Bombonato, e o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Uberlândia, que participa pela primeira vez. Esses mesmos profissionais estarão disponíveis para as escolas oferecendo assessoria aos projetos que serão desenvolvidos durante o ano e que serão apresentados na Feira de Profissões em Turismo, que acontecerá em novembro.
As instituições irão apoiar com representantes que darão palestras e serão monitores durante as visitas às suas empresas. Também são parceiras as secretarias e órgãos da Prefeitura de Uberlândia: Cultura, Meio Ambiente, Desenvolvimento Social e trabalho, Superintendência da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Urbana e Educação.
Educatur 2014
Até agora, 12 escolas visitadas já aderiram ao projeto. Serão visitadas esse ano um total de 32 escolas que oferecem o 9º ano do ensino fundamental, público-alvo do projeto. Ano passado, das 32 escolas visitadas, 27 aderiram, envolvendo cerca de 1.300 crianças e 140 professores e supervisores. “A previsão para este ano é que todas as escolas participem”, diz Cecília Figueira, coordenadora do Educatur. “Todo ano as escolas participam de todas as etapas novamente, lembrando que os alunos que participaram o ano passado já ingressaram para o 2º grau”, enfatiza.
Este ano serão executados apenas três eixos temáticos: Eixo 1 (Cultura, ética e cidadania); Eixo 2 (Esporte, lazer e sustentabilidade); Eixo 3 (negócios, eventos e gastronomia). Eram quatro eixos em 2013, que foram agregados por assuntos afins.
Empreendedorismo
O Projeto Educatur está voltado para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, com idade entre 14 e 15 anos. Com o projeto, a Prefeitura de Uberlândia promove o envolvimento desses jovens no contexto das atividades turísticas da cidade, além de preparar os estudantes para novos desafios. Segundo a coordenação do programa, essa sensibilização passa por um novo olhar, tanto no significado econômico que o turismo gera como no despertar para a vocação desses jovens, não só como agentes comprometidos em somar com a preservação ambiental e patrimonial da cidade, mas também como de serem empreendedores da área. Ao ingressar no 1º ano do 2º grau, o aluno terá acesso à nova disciplina - o empreendedorismo - oferecida pela rede estadual de ensino. Nessa disciplina, o estudante tem como enfoque as áreas de negócios e eventos, turismo e meio ambiente.
Etapas
Em 2013, o Educatur foi executado em quatro etapas distintas. A primeira etapa foi uma mesa redonda, com a participação de todos os órgãos envolvidos no processo, para esclarecer aos professores sobre a execução do projeto nas escolas e qual o papel de cada parceiro nesse contexto. Este ano, a mesa redonda foi substituída por visitas de orientação.
A segunda etapa acontece após a adesão da escola, com assinatura do formulário de adesão e escolha dos eixos temáticos que serão trabalhados. A escola pode ter até duas turmas a serem trabalhadas e com apenas um eixo temático. Ainda nesta etapa acontece uma palestra feita pela equipe do Educatur, a partir do eixo temático escolhido pela escola. Nesse caso, podem participar todos os alunos do 9º ano, independentemente do número de turmas.
A terceira etapa é o city tour, que tem vagas para atender até duas turmas da escola. E a quarta etapa é a realização da Feira de Profissões de Turismo, onde são apresentados os projetos realizados através do Educatur durante o ano.
O projeto
Implantado no ano de 2000, o projeto “Educação pelo Turismo” já atendeu cerca de 65.000 alunos matriculados na rede pública municipal das zonas Urbana, Rural e dos Distritos. Com o objetivo de valorizar o patrimônio artístico, cultural e histórico da cidade, o projeto esteve voltado para a inserção de alunos do 4º ano do Ensino Fundamental no cenário urbano, através de um city tour educativo pelos principais pontos turísticos e culturais da cidade.
A partir de 2013, o Educatur foi reformulado buscando alinhar os diversos projetos de turismo com as diretrizes do Governo Federal para o setor, além da inserção de Uberlândia no cenário do turismo esportivo. Além de contribuir para a conscientização de jovens e adolescentes no que se refere a conservação do patrimônio histórico e cultural da cidade, o objetivo agora se volta para sensibilizar e ampliar os horizontes, perspectivas e conhecimentos de alunos e professores acerca das potencialidades turísticas de Uberlândia, o que inclui as oportunidades no mercado de trabalho abertas pelo setor turístico.
Teresa Cristina
Desenvolvimento Econômico e Turismo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.