Secretaria Antidrogas realiza campanha educativa de combate ao tabaco
Nesta sexta-feira (30), a Secretaria Municipal Antidrogas e de Defesa Social fará uma série de ações educativas, como distribuição de informativos, orientações sobre o Programa de Tabagismo do Ministério da Saúde, aplicação de teste de dependência à nicotina e o lançamento da campanha "Troque seu cigarro por uma fruta".
O objetivo é alertar a população para os malefícios do tabaco, bem como sensibilizar para a necessidade de proteger as pessoas que não fumam do tabagismo passivo. As ações acontecem das 12h às 17h, no Centro Administrativo, no primeiro piso do 2º bloco, e fazem parte das comemorações ao Dia Mundial sem Tabaco, celebrado em 31 de maio.
A secretária Antidrogas e de Defesa Social, Flávia Carvalho, defende ações como estas como forma de conscientizar a população, já que as estatísticas apontam que o tabagismo mata cerca de 200 mil pessoas a cada ano no país. "Mais do que a vontade, o fumante precisa de estímulos para conseguir parar de fumar. Por isso, a Secretaria Antidrogas estará promovendo essas ações de combate ao tabaco", disse.
Ainda segundo a secretária, o Brasil, de maneira pioneira, passou a adotar políticas bastante consistentes de combate ao tabagismo. Flávia Carvalho destaca ainda que a redução do percentual de fumantes de 16,2% para 14,8%, constatada por especialistas, é resultado de uma política nacional de controle do tabagismo aplicada no país. “O caminho ainda é longo, mas é necessário continuar com a educação que vem se fortalecendo desde o início da década de 1980, com estratégias focadas e medidas legislativas, educacionais, regulamentação dos produtos do tabaco, além de oferta de tratamento para cessação do tabagismo no Sistema Único de Saúde (SUS)", disse.
Até 2022, o Ministério da Saúde tem a meta de reduzir a proporção de fumantes, na população adulta, de 14,8% para 9%. Outra medida, que o Governo Federal já adotou foi o aumento das alíquotas dos impostos para 85%.
Cássia Bomfim
Antidrogas e de Defesa Social
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.