Pesquisar este blog

terça-feira, 27 de maio de 2014

Vacinação contra a gripe termina na sexta (30)

Vacinação contra a gripe termina na sexta (30)

A vacinação contra a gripe nas unidades da rede municipal de saúde de Uberlândia termina nesta sexta-feira (30). A Campanha de Vacinação Contra a Gripe começou no dia 22 de abril, teve seu prazo estendido e atendeu a população do município em 65 salas de imunização distribuídas entre Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Postos de Saúde da Família (PSFs) na zona urbana e rural.
Até esta terça-feira (27), foram vacinadas aproximadamente 120.911 mil pessoas, que representa 83% do público alvo de 141.919 pessoas definidos pelos critérios da Organização Mundial de Saúde (OMS). Entre os grupos, os trabalhadores em saúde superaram a meta chegando a 15.472 doses aplicadas, os idosos com 53.660, ou 84% do público alvo deste grupo. Já entre as crianças a meta não foi alcançada, sendo aplicadas 26.124 doses, ou 70,71% do público alvo. As gestantes também não completaram a meta, com 71% de cobertura, 4.609 doses aplicadas. Entre as puérperas a cobertura deve ser atingida até a data final da vacinação, já que mais de 79% das mulheres que deram a luz no município tomaram a vacina, o que representa 846 doses aplicadas.
Pessoas com hipertensão, diabetes e outras doenças crônicas, também precisam se vacinar. De um total de 21.008 pessoas que deveriam receber a dose, apenas 12.320 procuraram os postos. Estes pacientes que já são acompanhados periodicamente pelas equipes de saúde, precisam apenas comparecer nos postos em que estão cadastrados de posse de documento ou receita médica que comprove sua condição de saúde e receber a vacina. “Fazemos o apelo, principalmente, para que os responsáveis levem seus filhos que ainda não completaram cinco anos e para que as gestantes procurem rapidamente nossas unidades de saúde e tomem a dose. A vacina é segura e é uma proteção muito importante para o período em que o número de casos de influenza se prolifera por várias partes do Brasil”, alerta o secretario de Saúde, Almir Fontes.

Vacina segura

Os três subtipos do vírus da gripe determinados pela OMS que compõem a vacina este ano são o A/H1N1; A/H3N2 e influenza B. A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.
Possíveis reações adversas como dor no local da injeção e induração, podem ocorrer com raridade após a aplicação da vacina e são consideradas benignas com efeitos que passam na maioria das vezes, em 48 horas. A contraindicação é restrita apenas as pessoas com histórico de alergia grave a ovo de galinha e seus derivados ou reação anafilática em doses anteriores.
As equipes de saúde orientam para que a população fique atenta aos cuidados que evitam a disseminação do vírus da gripe, principalmente neste período de queda nas temperaturas que se aproxima.

Márley Naves
Secretaria de Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.