Mostra terá quatro dias de atividades voltadas para dança
O cenário artístico de Uberlândia ficará ainda mais movimentado entre quinta-feira (5) e domingo (8) durante a Mostra Rumos Dança. O evento é inédito na cidade e contará com apresentações de dança, mesas de debates e oficinas. As apresentações e demais atividades acontecerão simultaneamente no Teatro Municipal e na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e demais parceiros e co-realização do Instituto Itaú Cultural e da UFU, por intermédio do curso de Dança.
O Programa Rumos Dança foi criado em 1997 pelo Instituto Itaú Cultural com o objetivo de valorizar a diversidade brasileira, estimular a criatividade e a reflexão sobre a cultura e premiar artistas e pesquisadores. A Mostra é aberta para artistas de todo o território nacional. Desde sua implantação, o programa possibilitou ações artísticas e culturais que alcançaram mais de 5,1 milhões de pessoas; selecionou 1.130 artistas, pesquisadores e produtores e construiu relações culturais independentes da área de expressão.
Em 2013, o programa passou por uma profunda modificação que resultou em uma estrutura adaptável, independente da área de expressão ou do campo de reflexão. Na última edição foram 549 inscrições provenientes de todo o país, das quais 452 foram habilitadas para seleção e foram escolhidos 31 projetos. A iniciativa de trazer o projeto para Uberlândia surgiu no curso de Dança da UFU. As atividades estão alinhadas com o projeto pedagógico do curso, promovendo maior integração entre as disciplinas. Em casos semelhantes, o Itaú Cultural costuma apoiar a participação de dois artistas. No caso de Uberlândia foram liberadas as participações de quatro. A Mostra será um espaço para a difusão das produções realizadas no Brasil, além de fortalecer o trabalho de formação profissional do curso de Dança da UFU e das ações do Poder Público municipal, dos artistas e grupos locais e dos envolvidos na qualificação artística. A coordenação do evento e direção de produção está a cargo dos professores da UFU, Alexandre Molina e Cláudia Müller.
“A Mostra servirá como espaço de exibição da arte, além de oferecer diversão e lazer de qualidade para a população local e regional”, disse o secretário de Cultura, Gilberto Neves.
Programação
Palestra “Gestão cultural no fomento à pesquisa e criação artística”
Palestrante: Sônia Sobral – Gerente de Artes Cênicas do Instituto Itaú Cultural
Data: Quinta-feira (5) – 20h
Local: Auditório do Museu Universitário de Arte – Rua Coronel Manoel Alves, 309, bairro Fundinho
Oficina “Propriedades do sistema ósseo e metodologias para desenvolver uma vivência – Aula de corpo e dança a partir do sistema Body-Mind Centering (BMC)”
Responsável: Marila Velloso (PR) – Professora do curso de Dança da Faculdade de Artes do Paraná
Data: Sexta-feira (6) a domingo (8) – Das 9h às 12h
Local: Sala de Iluminação do curso de Dança – UFU Campus Santa Mônica – Bloco 5U
Mesa redonda “Trajetória artística e profissionalização: experiências de formação em dança”
Participantes:
- Alejando Ahmed – Coreógrafo residente, diretor artístico e bailarino do Grupo Cena 11 Cia. de Dança
- Clarissa Sacchelli – Mestre em Artes pelo Laban (Londres) e pós-graduada em Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC – SP)
- Cláudia Müller – Artista com projetos desenvolvidos em dança, performance, vídeo e instalação
- Leonardo França – Artista que cruza diferentes atuações como coreógrafo, performer e vídeo-artista interessado em produzir outras dramaturgias do corpo e olhares coreográficos no cotidiano
- Marila Velloso – Professora do curso de Dança da Faculdade de Artes do Paraná,
Data: Sexta-feira (6) – Das 14h às 17h
Local: UFU – Campus Santa Mônica – Sala Camargo Guarnieri, Bloco 3M
Espetáculo “Isso não é um espetáculo”
Uma abordagem sobre processos de criação, novas metodologias e treinamentos e inovadoras estratégias de comunicação
Performances: Clarissa Sacchelli e Cláudia Müller
Data: Sexta-feira (6) – 20h
Local: Teatro Municipal de Uberlândia – Avenida Rondon Pacheco, 7.070, bairro Tibery
Espetáculo “Sobre expectativas e promessas”
Sobre expectativas e promessas se propõe como um discurso organizado por músculos e ossos, instaurado pelo movimento. Uma névoa objeto, que evoca na sua aparência um nome próprio com identidade fantasma. Identidade como emergência, um surgimento de respostas a situações propostas pela relação no tempo entre ambiente, corpo, e movimento.
Performance: Alejandro Ahmed
Data: Sábado (7) – 20h
Local: Teatro Municipal de Uberlândia – Avenida Rondon Pacheco, 7.070, bairro Tibery
Espetáculo “Ouriço”
O artista convida para pensar em um ouriço do mar e tudo aquilo que o arrepia e instiga a dançar. Mostra o ouriço como um corpo espinhoso e delicado, porém com buracos e vetores em várias direções. Enquanto dança, o artista se inspira no ouriço e promove interseções distintas que questionam as possibilidades que atravessam as tensões.
Performance: Leonardo França (BA)
Data: Domingo (8) – 20h
Local: Teatro Municipal de Uberlândia – Avenida Rondon Pacheco, 7.070, bairro Tibery
Marden Rangel
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.