Pesquisar este blog

domingo, 21 de setembro de 2014

Ações de conscientização marcam Semana da Pessoa com Deficiência

Ações de conscientização marcam Semana da Pessoa com Deficiência

Foram abertas oficialmente nesta quinta-feira (18), as atividades que fazem alusão à Comemoração Municipal da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência. No auditório do Centro Administrativo, a coordenadora da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, Marcella Furtado, ministrou uma palestra sobre a saúde e a reabilitação da pessoa com deficiência na rede pública. Estiverem presentes no evento representantes da Promotoria pública, profissionais da saúde e pessoas com deficiência.
A Semana é promovida anualmente e cria uma grande mobilização em torno das pessoas com deficiência. Além disso, permite uma maior sensibilização e conscientização da população e do governo em favor da busca pela garantia de direitos da pessoa com deficiência, e de sua inserção efetiva nos contextos social, cultural, educacional e político do cenário nacional.
O superintendente da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Urbana, José Antônio Leandro, ressaltou os avanços conquistados para as pessoas que têm algum tipo de deficiência, e contou sobre as ações voltadas para a defesa de direitos da pessoa com deficiência e também pela conquista de novos espaços de inclusão. “O maior problema das pessoas é a falta de conscientização. Divulgação estamos fazendo, agora resta à população diminuir as diferenças sociais e o preconceito. Como diferencial, neste ano as atividades da Semana serão feitas na rua e com o contato de toda a comunidade. É uma forma de mobilizar para reivindicar às pessoas com deficiência uma cidadania plena”, disse.
A palestrante falou sobre a limitação das pessoas que são deficientes quando precisam utilizar o sistema público de saúde. “As pessoas com deficiência têm direito a atendimento médico, psicológico e funcional, incluindo próteses, e à reabilitação médica e social. Ainda temos dificuldades quando se recorre à rede hospitalar pública, considerando que não contempla um atendimento adequado. Estamos desenvolvendo e acompanhando as ações voltadas à promoção da saúde, prevenção de deficiências, identificação e intervenção oportunas. É um contínuo aprimoramento dos mecanismos de informação e controle para estas pessoas nas unidades de saúde”, ressaltou Marcella Furtado.
Dando continuidade às atividades, a Superintendência da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Urbana fará durante a programação o lançamento da Cartilha da Acessibilidade, que levará orientações para engenheiros, arquitetos e técnicos em construção civil sobre as normas para se construir com acessibilidade, seguindo as recomendações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Será lançada, também, a Multa Moral. Semelhante a uma multa tradicional, a Multa Moral é um panfleto que não possui o caráter punitivo, mas educativo, e será distribuído para os deficientes, para que seja afixado nos carros que estiverem estacionados em locais irregulares, com o intuito de alertar o motorista sobre a imprudência.

Programação - Semana da Pessoa com Deficiência

Atividades Comemorativas
Dia: 19/09
Horário: 14h às 17h
Local: Praça Tubal Vilela
Apresentações artísticas, culturais, esportivas, feira de artesanato, gincana, depoimento de atletas paralímpicos, blitz educativa para o trânsito, com o lançamento do talão da multa moral.

Blitz de educação para o trânsito
Local: Av. João Naves de Ávila esquina com a Av. Segismundo Pereira
Horário: 09h às 11h
Local: Praça Tubal Vilela - Av. Floriano Peixoto
Dia: 19/09
Horário: 15h às 17h
Participações: Settran Policia Militar, Corpo de Bombeiro, Compod, Sest Senat, Superintendência.

Paula Maia
Sup. da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Urbana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.