Pesquisar este blog

sábado, 20 de dezembro de 2014

Secretaria de Saúde mantém campanha de vacinação contra pólio e sarampo

Secretaria de Saúde mantém campanha de vacinação contra pólio e sarampo


A campanha de vacinação contra poliomielite e sarampo no município de Uberlândia ocorrerá até que a meta de vacinar 95% das crianças seja cumprida. A orientação é do Ministério da Saúde e visa manter a erradicação da poliomielite e garantir a eliminação do sarampo no Brasil.
Em Uberlândia mais de 34 mil crianças de seis meses a cinco anos de idade (incompletos) foram imunizadas contra a poliomielite, o que representa 93% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é de 37 mil crianças.
Já a vacinação contra o sarampo é voltada para crianças entre um e cinco anos de idade (incompletos). Foram vacinadas cerca de 28 mil crianças com a tríplice viral, o que representa 85% da meta estabelecida, que é de cerca de 33 mil crianças. Além de imunizar contra o sarampo, a vacina também garante a proteção contra a rubéola e a caxumba.

Locais de vacinação

Os pais podem procurar a dose nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas sedes dos Programas de Saúde da Família (PSFs) da zona urbana e rural do município.

Recomendações

As duas vacinas compõem o calendário básico infantil e são raras as reações adversas em relação à imunização. “Caso a criança esteja com febre, tenha passado por avaliação pediátrica, os pais podem esperar alguns dias até o seu restabelecimento e procurar a unidade de saúde mais próxima para ela receber uma dose da vacina”, disse Rosana Gervásio, coordenadora de Vigilância Epidemiológica.

Poliomielite  

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave e a única forma de prevenção é por meio da vacinação. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral. Embora, atualmente, o Brasil esteja livre da paralisia infantil, é fundamental a continuidade das campanhas de vacinação, para evitar a reintrodução do vírus no país. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 10 países registraram casos de poliomielite em 2013 e 2014, sendo que três deles são considerados endêmicos (Paquistão, Nigéria e Afeganistão).  

Sarampo  

O sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade do sarampo, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano

Pierre Magalhães
Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.