Pesquisar este blog

sábado, 2 de maio de 2015

Prefeitura e Caixa assinam convênio para Trabalho Social em empreendimentos habitacionais

Prefeitura e Caixa assinam convênio para Trabalho Social em empreendimentos habitacionais

A Prefeitura de Uberlândia e a Caixa Econômica Federal assinaram nesta quinta-feira (30) os convênios do Trabalho Social dos empreendimentos habitacionais Córrego do Óleo (1.600 unidades) e Monte Hebron (2 mil unidades), localizados na Região Oeste da cidade. A solenidade de assinatura aconteceu na sala de reunião do gabinete do prefeito. Depois de firmados os convênios, o próximo passo é a abertura de licitação para a escolha de uma empresa que executará o projeto propriamente dito.
O Trabalho Social é desenvolvido nos empreendimentos do Programa Minha Casa Minha Vida, faixa I, que beneficia famílias com renda até R$ 1.600,00, nos períodos de pré e pós-ocupação das unidades habitacionais. Na etapa pré-ocupação, as famílias são orientadas com informações sobre os contratos de financiamento (direitos e deveres dos mutuários) e tomam conhecimento do local onde vão morar. As famílias recebem orientação sobre organização comunitária e é feito ainda um levantamento prévio de potenciais lideranças para futura gestão patrimonial e condominial dos empreendimentos. Os valores totais dos convênios do Trabalho Social para os dois empreendimentos são da ordem de mais de R$ 4 milhões, e procedentes do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR).
De acordo com o prefeito Gilmar Machado, é muito importante que os moradores desses empreendimentos recebam orientações sobre a nova moradia, informações sobre o projeto e até a nova forma de morar, como em condomínio que exige uma mudança nas relações de convivência com a vizinhança com regras específicas a serem cumpridas pelos moradores. Além dos moradores receberem informações sobre a nova moradia, eles vão mudar para esses empreendimentos habitacionais equipados com toda uma infraestrutura, com escolas, unidades de saúde e outros equipamentos sociais e de lazer”, afirmou.
As ações do Trabalho Social são desenvolvidas a partir de quatro eixos, estabelecidos pelo Ministério das Cidades: mobilização, organização e fortalecimento social; acompanhamento e gestão social da intervenção; educação ambiental e patrimonial; e desenvolvimento socioeconômico.
A partir de um diagnóstico das famílias contempladas, com o conhecimento do perfil social e educacional e suas necessidades, deverá ser elaborado no período do pré-ocupação um plano a ser colocado em prática depois da ocupação das unidades habitacionais. Para esta etapa posterior será feita nova licitação para o desenvolvimento de novas ações.
“Moradia para muitos é só um conceito de casa, do espaço físico. Felizmente, estamos mudando esse conceito em Uberlândia e apresentando um novo conceito de empreendimento, pois, moradia tem que ter creche, escola, posto de saúde, lazer e todos equipamentos sociais para que essas famílias utilizem”, afirmou Delfino Rodrigues, secretário de Habitação.
O superintendente da Caixa Econômica Federal, Clayton Rosa Carneiro, destacou o trabalho conjunto da instituição com a Prefeitura em reduzir o déficit habitacional na cidade, e salientou que a partir desse convênio as famílias terão inclusão social. “Esse projeto visa a socialização e acolhimento das novas famílias do conjunto. A assinatura do projeto técnico social vai permitir a contratação de profissionais que vão trabalhar no conjunto com as famílias, orientando-as sobre como viver em comunidade, como preservar sua casa, o meio ambiente, além de informações sobre programas sociais do Governo Federal e até encaminhamento de demandas para o município”, disse.

Sorteio Público

O processo de seleção do Residencial Córrego do Óleo teve início com a realização do sorteio público das famílias a serem contempladas, no último dia 22 de março, no Estádio João Havelange, coordenado pela Secretaria de Habitação. Neste trabalho preliminar a Secretaria está fazendo (pós-sorteio) visitas técnicas às famílias, orientações e atendimento social para posterior encaminhamento dos documentos à Caixa Econômica Federal para avaliação.


Habitação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.