Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de julho de 2025

41ª Campanha de Vacinação Antirrábica


Prefeitura imuniza mais de 6 mil animais nas duas primeiras semanas da etapa rural da 41ª Campanha de Vacinação Antirrábica

Primeira fase da campanha acontece até o dia 15 de agosto; devem receber a dose cães e gatos com mais de três meses de vida, com exceção daqueles que estejam doentes ou no período de gestação ou lactação

 



 Araípedes Luz – Secretaria de Comunicação/PMU

 

Desde o início da etapa rural da 41º Campanha de Vacinação Antirrábica, no dia 14 de julho, há duas semanas, a Prefeitura de Uberlândia já imunizou 6.067 cães e gatos. A primeira fase da campanha acontece até o dia 15 de agosto, com os agentes do Programa Municipal de Controle da Raiva percorrendo as propriedades da zona rural, os distritos e comunidades.


Devem receber a dose cães e gatos com mais de três meses de vida, com exceção daqueles que estejam doentes ou no período de gestação ou lactação. Para que a campanha tenha efetividade, é importante que os moradores e proprietários de chácaras e fazendas facilitem a entrada dos vacinadores. Os agentes estão devidamente uniformizados, portando crachá de identificação e com equipamentos de segurança para fazer a visita.


O trabalho acontece de segunda a sexta, das 7h30 às 17h30. Aos sábados, os agentes realizam a vacinação nos distritos. Os agentes já estiveram em Tapuirama, Cruzeiro dos Peixotos, Martinésia e na região do Jockey Camping. O cronograma ainda contemplará o distrito de Miraporanga e propriedades das regiões Chácaras Panorama e Douradinho.


A iniciativa da Prefeitura de Uberlândia visa garantir que a cidade continue sem registros da doença (uma infecção viral aguda que não tem cura, e é transmitida para o ser humano por meio da saliva de animais) em cães e gatos, o que ocorre há mais de 30 anos.


            A coordenadora do Programa de Controle da Raiva, Lilian de Andrade, destaca que os proprietários devem ter consciência e aproveitar a oportunidade de prezar pela saúde dos animais. “A prevenção é a vacinação anualmente. Por isso, precisamos da contribuição de todos. No entanto, reforçamos que animais doentes, gestantes ou lactantes devem ser encaminhados ao Centro de Controle de Zoonoses após o desmame ou quando estiverem sadios”, orientou.

 

29/07/2025
Hismênia Keller
imprensa@uberlandia.mg.gov.br
(34)3239-2684/2441/2883


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.