Praça Tubal Vilela está sendo revitalizada
A praça Tubal Vilela, na região central de Uberlândia, está sendo revitalizada pela Prefeitura de Uberlândia. O trabalho faz parte do projeto Praças e Canteiros, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, que está revitalizando os espaços públicos na região central e nos bairros do município. Por meio deste projeto já foram revitalizadas as praças Adolfo Fonseca, Cícero Macedo, Clarimundo Carneiro, Coronel Carneiro, Ladário Teixeira, Luiz de Freitas, e a praça Luz e Caridade.
Assim como as demais praças que já receberam revitalização, a praça Tubal Vilela está recebendo serviços como recomposição do paisagismo, plantio de mudas de folhas e flores como agapantos, itioras, marantas. O meio fio está sendo recuperado melhorando a acessibilidade, o piso onde haviam buracos está sendo recuperado e os bancos que estavam quebrados estão sendo trocados. Também estão sendo instaladas lixeiras e a iluminação está sendo reformada, inclusive da tradicional fonte luminosa. As pedras que compõem o piso da praça também estão recebendo uma limpeza geral. Os serviços são executados por equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e da empresa Limpebras, com apoio da Secretaria de Meio Ambiente.
Praça Tubal Vilela
Marco da cidade, a praça Tubal Vilela teve seu primeiro nome escolhido em função da história, do momento que se vivia quando a mesma estava em construção. Foi assim que, no terreno usado como campo de futebol, surgiu a praça da República. Mais tarde, reformulada, foi chamada pelo povo de praça dos Bambus, em virtude do plantio de diversas moitas de bambu gigante que sombreavam a praça e acolhiam diversas espécies de pássaros. Alguns anos depois, o espaço recebeu o nome de praça Benedito Valadares, e, no final da ditadura, retomou o nome de praça da República, sendo renomeada. Em 1958, em homenagem ao administrador municipal do início dos anos 50, a praça passou a chamar-se Tubal Vilela.
Esta sucessão de nomes revela o próprio contexto histórico em que estão inseridos, mas, não somente os nomes foram mudando, mas também, e principalmente, a forma como as pessoas se apropriaram deste espaço neste processo. Durante os anos em que a praça foi sendo renomeada, era considerada um lugar privilegiado para se ouvir a banda, ver a fonte luminosa, realizar passeios nos fins da tarde, encontros, etc.
“É exatamente isto o que buscamos agora. Queremos, com as diversas ações desenvolvidas por meio do projeto Praças e Canteiros, trazer de volta à população de Uberlândia todo o encantamento que um dia cercou esse espaço público. A cidade cresceu, os tempos são outros, mas a beleza permanece ao longo da história. Basta que saibamos valorizá-la”, afirma o secretário municipal de Serviços Urbanos, Eduardo Afonso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.