Procon alerta para cuidados em compras de presente pela internet
Comodidade, facilidade e rapidez impulsionam as compras de presentes pela internet para o dia dos Pais, no segundo domingo de agosto, dia 11. As páginas eletrônicas de venda coletiva e de lojas conhecidas no mercado são as mais procuradas em datas comemorativas como esta. Entretanto, o Procon recomenda aos consumidores que tenham alguns cuidados ao realizar compras pela internet.
A superintendente do órgão em Uberlândia, Zilma Abadia Rosa, adverte que na internet há muita propaganda enganosa. É preciso muito cuidado e atenção. Filhos que desejam comprar o presente do papai por meio da internet devem sempre ficar atentos. “Antes de efetuar a compra, os consumidores devem imprimir a propaganda do produto, verificar especificações tais como: medidas, cores, prazo de entrega, formas de pagamento entre outros, ficando munidos de documentos, caso seja necessário efetuar reclamações”, explica.
A Superintendente ressalta ainda que o consumidor deve ficar alerta ao seu direito de arrependimento que poderá ser exercitado em até sete dias após recebimento do produto ou da contratação do serviço, desde que seja feito fora do estabelecimento comercial. Outro fator importante é a escolha da página eletrônica. É fundamental que os consumidores escolham sites que sejam seguros, que conheçam outras pessoas que já fizeram compras, que recomendem o site e, sobretudo, que possuam identificação com endereço, CNPJ e telefone caso seja necessário contactá-los.
Muitas reclamações que chegam ao Procon são sobre produtos comprados na internet, que não chegaram no prazo ou o famoso “gato por lebre”: o produto adquirido não é exatamente o que estava na página da web. Em virtude dessas e outras demandas, a Profª. Zilma Rosa aproveita para reafirmar que caso o consumidor se sinta lesado, basta procurar o Procon munido de todos os documentos da compra (impressão de propaganda, e-mails, documentos pessoais, comprovante de endereço e da compra), para que seja efetuada a reclamação. A partir daí, o órgão tomará as medidas administrativas cabíveis.
Cássia Bomfim
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.