Pesquisar este blog

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Vacina contra a gripe pode ser recebida no Terminal Central e na Sociedade Médica


Vacina contra a gripe pode ser recebida no Terminal Central e na Sociedade Médica

A campanha de vacinação recebe desde esta terça-feira (7), em Uberlândia, o reforço de mais duas salas de imunização: uma no Terminal Central e outra na Sociedade Médica de Uberlândia (av. Cesário Alvim, 2, no Centro). Outros 65 pontos já ofertam desde o início da campanha, no dia 22 de abril, as doses contra os vírus que transmitem a influenza.
As doses continuam disponibilizadas gratuitamente até o dia 9 de maio, nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Postos de Saúde da Família (PSFs) na zona urbana e rural, das 8h às 17h. O horário das salas no Terminal Central e Sociedade Médica é das 10h às 18h.
Mais de 65.500 pessoas foram vacinadas em Uberlândia contra a gripe, o que representa 53% do público-alvo indicado para a imunização que inclui idosos, crianças entre 6 meses e menores de 5 anos, gestantes, indígenas e profissionais de saúde. A meta estipulada é chegar a 80% de cobertura deste público.

Vacina é preparada com um vírus inativo e não é prejudicial ao feto

As mulheres que estão em período gestacional ou pós parto ficam mais susceptíveis a infecções causadas por gripes e resfriados. Isso porque, durante este período, o corpo cria um mecanismo que diminui, temporariamente, as defesas imunológicas do organismo, para não haver rejeição ao feto. As gestantes não precisam ter receio de se vacinar, uma vez que a vacina aplicada no Brasil é produzida com partes inativadas do vírus da gripe, ou seja, são partes “mortas” que não geram riscos de que a influenza se manifeste no organismo. A vacina também não é prejudicial ao feto. Não há nenhum tipo de risco de se contrair gripe ao tomar o imunobiológico.
A orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de que mulheres grávidas sejam vacinadas contra gripe durante a temporada em que a doença é mais frequente. Em Uberlândia, apenas 2.630 gestantes se vacinaram, o que representa 40% deste grupo, sendo a meta para todos os grupos indicado a mesma do global: 80%.
Seguindo a instrução da OMS, o Ministério da Saúde oferece gratuitamente às gestantes e mulheres no período pós parto (até 45 dias) a vacina contra gripe.
A campanha de vacinação inclui entre os grupos prioritários as puérperas – mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto. A preocupação do Ministério da Saúde é reforçar a imunização deste público que ainda está vulnerável. Através da amamentação, o bebê recebe os anticorpos fabricados pela mãe e ao tomar a vacina contra a gripe, a puérpera protege a si a ao neném.
Na hora da vacinação, elas devem apresentar algum documento que comprove a data de nascimento da criança, podendo ser a certidão de nascimento do bebê ou o cartão da gestante, ou ainda a declaração do hospital onde ocorreu o parto.

Serviço:

O quê: Campanha de Vacinação Contra Gripe
Quando: Até o dia 9 de Maio

Local: Em todas as unidades de saúde, das 8h às 17h

Novos locais: Na Sociedade Médica e no Terminal Central, das 10h às 18h

Marley Naves
Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.