Prefeitura e Cohab firmam parceria para obras de esgotamento sanitário e drenagem no bairro Élisson Prieto
Investimento garantirá infraestrutura completa, melhoria da qualidade de vida e sustentabilidade urbana na região
Representantes da Prefeitura de Uberlândia e Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab) se reuniram, nesta sexta-feira (24), para consolidar a garantia do recurso para a execução as obras de infraestrutura do bairro Elisson Prieto, cujo edital de licitação foi publicado no início da semana. Estiveram presentes o prefeito Paulo Sérgio, os secretários municipais de Governo, Renato Rezende, de Infraestrutura, Guilherme Marques, e de Planejamento Urbano, Roberta Braga, o diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), Rodrigo Lacerda, e o presidente da Cohab, Márcio Bernardino.
Durante a reunião, a Cohab deu garantias do envio de R$ 47,6 milhões para a execução das obras somados a recursos do Fundo Especial do Triângulo do Glória (FETG), criado e mantido pela Associação de Moradores do Bairro Élisson Prieto, que também serão repassados para a execução da nova infraestrutura.
Segundo o diretor-geral do Dmae, Rodrigo Lacerda, o projeto representa um avanço essencial para o desenvolvimento urbano sustentável daquela região. “Essa obra é fundamental para acompanharmos o crescimento urbano do Élisson Prieto. Com o novo sistema de drenagem e esgotamento sanitário, garantiremos mais qualidade de vida à população, segurança hídrica e condições para novos investimentos na região”, destacou.
O investimento integra um projeto maior de infraestrutura urbana, cujo valor total licitado é de R$ 61,5 milhões. As obras incluem a implantação de sistemas de esgotamento sanitário, de drenagem pluvial, incluindo a travessia sob a Rodovia BR-050, além da pavimentação de vias em áreas com adimplência dos moradores junto ao fundo habitacional.
As melhorias incluem 15 quilômetros de rede coletora de esgoto, uma estação elevatória, além de mais de 7 mil metros de rede de drenagem pluvial e quase 100 mil metros quadrados de pavimentação. A conclusão das obras trará redução de alagamentos, melhoria da mobilidade urbana, valorização imobiliária e fomento ao desenvolvimento socioeconômico da região, além de eliminar o despejo irregular de esgoto, contribuindo para a sustentabilidade ambiental.
A licitação já está em andamento, com abertura das propostas prevista para o dia 16 de dezembro, e o início das obras previsto para o primeiro semestre de 2026. O prazo de execução será de 30 meses após a assinatura da ordem de serviço.
24/10/2025
Felipe Ponzio
3233-4309/4310/4311

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.