Pesquisar este blog

terça-feira, 7 de abril de 2015

Uberlândia é o único município do Brasil a levar suas práticas ao fórum Mundial da Água

Uberlândia é o único município do Brasil a levar suas práticas ao fórum Mundial da Água


A Coreia do Sul sedia o 7º Fórum Mundial da Água entre os dias 13 e 17 de abril e Uberlândia marca presença apresentando suas boas práticas na área de saneamento. O município será o único representante brasileiro a dividir suas experiências com os participantes do mundo todo. O diretor geral do Dmae, Orlando Resende, seu diretor adjunto, Alexandre Silva, e o prefeito municipal, Gilmar Machado, embarcam para o país nesta quinta-feira (9).
            O convite para representar o Brasil, segundo o diretor Orlando Resende, baseou-se na qualidade do tratamento da água e do esgoto de Uberlândia, reconhecida nacionalmente por organizações do setor. “Temos ocupado regularmente os primeiros lugares do Ranking do Instituto Trata Brasil, pesquisa que, anualmente, avalia as 100 maiores cidades brasileiras, atendidas por empresas públicas e privadas”, esclareceu.
            A participação do Dmae no fórum se dará no espaço da 4ª Conferência de Autoridades, dedicado às práticas exitosas na gestão do saneamento. Há trinta anos na autarquia, o diretor adjunto Alexandre Silva falou sobre a experiência. “Contar com o reconhecimento de empresas e municípios brasileiros já é muito bom, mas ser a única concessionária brasileira de saneamento a compartilhar seus projetos com países de todo o planeta, num fórum desta dimensão, é muito gratificante”.
            Entre as boas práticas de gestão que serão apresentadas por Uberlândia estão os programas Buriti, de Proteção e Recuperação de Nascentes; o Escola Água Cidadã, atuante na educação ambiental de crianças, jovens e adultos e o Premend, que monitora o esgoto industrial, para manter o rio que abastece Uberlândia livre de contaminações.
            Representante de um país que ainda luta para ampliar a coleta de esgoto – mais da metade da população não tem acesso à coleta dos efluentes domésticos - Uberlândia se destaca por cumprir os marcos regulatórios do setor. “Hoje só falta o setor de chácaras para universalizarmos a coleta e o tratamento de esgoto, mas já estamos com quase 100% de cobertura”, explica Resende.
            Enquanto somente 39% do esgoto gerado no país é tratado, Uberlândia vem desde 2003 tratando seu efluente doméstico. Nos últimos anos, a Estação de Tratamento de Esgoto Uberabinha tem chegado a eliminar 80% da matéria orgânica, índice 20% superior à determinação dos órgãos ambientais.
            Uberlândia também saiu na frente da maioria dos municípios brasileiros ao criar o Programa Buriti, de Proteção e Recuperação de Nascentes. “Pouco respeitada em Minas, a lei estadual 12.503 de 1997 é integralmente cumprida em Uberlândia. Já recuperamos quase 6 mil hectares de áreas de proteção permanente, apoiando 130 produtores que herdaram um passivo ambiental de elevada degradação do Cerrado. Uma das novidades do programa é a fossa séptica sustentável que está sendo instalada nos assentamentos da reforma agrária.
            “O projeto, feito com pneus descartáveis, usa uma matéria prima que o mundo todo tem dificuldade de dar destinação, barateia significativamente o valor do equipamento e dá solução para um problema grave, que é a contaminação da água pelo esgotamento sanitário”, explica Resende. O manual do projeto, que tem sido mostrado em eventos do setor, tem sido solicitado por produtores rurais e prefeitos de várias regiões do Brasil.
            Uberlândia também levará à Coreia a experiência do Aterro Sanitário da cidade - há vinte anos referência na gestão de resíduos sólidos – e seu aproveitamento dos gases gerados pelo lixo para a geração de energia elétrica. Além disso, a cidade é polo de geração de energia fotovoltaica, destacando-se como a primeira cidade do país em potencial fotovoltaico e a segunda em projetos de reaproveitamento da energia solar, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.